9.6 C
Munique
16.9 C
Porto
NacionalMinistério Público realizará amanhã um evento no âmbito da prevenção de fraude

Ministério Público realizará amanhã um evento no âmbito da prevenção de fraude

O evento contará com apresentações de abertura do Presidente da República e da Procuradora-Geral da República

Relacionados

PCP pede esclarecimentos à ARS Norte pela demissão dos responsáveis pela Urgência Metropolitana de Psiquiatria do Porto

O Partido Comunista Português (PCP) avançou, ontem, uma proposta para realizar uma audição da Administração Regional de Saúde do Norte (ARS Norte) relativa à...

Milhares de portugueses apoiam greve aos combustíveis nas redes sociais

Um grupo criado no Facebook há 48 horas, intitulado de “Greve aos combustíveis”, conta já com mais de 500 mil membros. Na descrição é...

Jovem pacense em Erasmus morreu na Polónia

Na Varsóvia, capital da Polónia, foi encontrado o corpo de uma jovem natural de Penamaior, freguesia de Paços de Ferreira, numa varanda de uma...

O Ministério Público avança que, no âmbito da prevenção da fraude com fundos europeus, realizar-se-á amanhã um evento com o tema central “Accountability e democratização das instituições – Prevenção da fraude”, pelas 14h00, nas instalações da Nova SBE em Carcavelos.

A iniciativa, de acordo com o Ministério Público, pretende dar a conhecer os projetos desenvolvidos no primeiro ano de existência pelo Grupo de Reflexão (Think Tank) “constituído com vista a contribuir para uma melhor utilização dos recursos financeiros da União Europeia e promover uma abordagem antecipatória de fenómenos e comportamentos fraudulentos ou irregulares, suscetíveis de colocarem em causa as políticas públicas da UE, como a coesão, a convergência e o desenvolvimento económico-social”, avança, em nota, o Ministério Público.

O Grupo de Reflexão tem como objetivo obstar a enviesamentos na utilização dos referidos recursos financeiros através de uma avaliação preventiva e multidisciplinar das respostas dadas por esses fundos e respetiva governança, contribuindo para a identificação de risco de fenómenos fraudulentos, bem como para a definição de estratégias de prevenção e fraude.

O Ministério Público pretende, através deste evento, incentivar o debate público sobre os temas da “transparência, accountability e democratização das instituições como formas de prevenção de fraude no contexto dos Fundos Europeus, bem como fomentar a partilha de perspetivas sobre estas matérias”, refere.

Irão participar, no evento, personalidade de diversas áreas, entre as quais o Presidente da Comissão de Acompanhamento do Plano de Recuperação e Resiliência. Os trabalhos contam com apresentações de abertura por parte do Presidente da República e da Procuradora-Geral da República.

- Publicidade -

Deixe um comentário

Por favor deixe o seu comentário
Por favor insira o seu nome

- Publicidade -
- Publicidade -spot_img

Últimos Artigos

- Publicidade -
error: Conteúdo protegido