O autoagendamento da vacinação contra a Covid-19 para as crianças entre os 5 e os 11 anos já se encontra a decorrer, a partir do dia de hoje, sendo que a partir do fim de semana de 18 e 19 de dezembro, estas já poderão começar a ser vacinadas.
António Lacerda Sales, Secretário de Estado Adjunto e da Saúde avança que a vacinação iniciar-se-á no próximo final de semana, numa decisão que resulta da recomendação da Direção-Geral da Saúde (DGS), tendo sido ouvida a Comissão Técnica de Vacinação e ponderadas “as questões de natureza logística com o núcleo de coordenação de apoio ao Ministério da Saúde, nomeadamente a disponibilidade de vacinas”.
A partir do dia 6 de janeiro, as crianças com idades compreendidas entre os 9 e os 7 anos, começarão a ser vacinadas. A 15 e 16 de janeiro, será a vez das crianças entre os 6 e os 7 anos e, nos dias 22 e 23 de janeiro, vacinar-se-ão as crianças de 5 anos.
Entre os dias 5 e 13 de março, prevê-se a administração das segundas doses, numa altura em que o esquema vacinal fica completo para a faixa etária, verificou o governante.
As crianças com comorbidades serão prioritárias na vacinação, independentemente da idade, desde que exista uma prescrição médica para tal. Aquelas que se encontrem neste tipo de situação, deverão dirigir-se aos centros de vacinação, com o objetivo de “criar condições para que o processo decorra com tranquilidade”.
O Secretário de Estado Adjunto e da Saúde sublinhou que a vacinação pretende “proteger as crianças da doença” bem como dos “efeitos nefastos” que a pandemia representa ao nível do bem-estar emocional e social nas aprendizagens.
O calendário estipulado para a vacinação é:
- Entre 18 e 19 de dezembro: crianças de 11 e 10 anos;
- Entre 6 e 9 de janeiro: crianças entre os 9 e 7 anos;
- Entre 15 e 16 de janeiro: crianças entre os 6 e 7 anos;
- Entre 22 e 23 de janeiro: crianças com 5 anos;
- Entre 5 de fevereiro e 13 de março serão administradas as segundas doses.