-1.4 C
Munique
6.7 C
Porto
NacionalVacinação às crianças abaixo de 12 anos iniciar-se-á a 18 de dezembro

Vacinação às crianças abaixo de 12 anos iniciar-se-á a 18 de dezembro

O autoagendamento da vacina poderá ser realizado a partir de hoje

Relacionados

Cinfães conta com nova unidade de saúde em Nespereira

As novas instalações da Unidade de Saúde de Nespereira, em Cinfães, entraram em funcionamento hoje e servirão 1725 utentes. A Administração Regional de Saúde do...

Felgueiras acolhe oficina de inovação para capacitar tecido empresarial

O Município de Felgueiras avança que, face ao contexto pandémico, que acrescentou grandes adversidades ao tecido empresarial e introduziu mudanças na lógica e comportamento...

GNR e Polícia Municipal de Paredes fiscalizam autocarros e transportes escolares

A GNR e a Polícia Municipal de Paredes procederam a uma ação de fiscalização conjunta aos autocarros e transportes escolares, na Escola Secundária e...

O autoagendamento da vacinação contra a Covid-19 para as crianças entre os 5 e os 11 anos já se encontra a decorrer, a partir do dia de hoje, sendo que a partir do fim de semana de 18 e 19 de dezembro, estas já poderão começar a ser vacinadas.

António Lacerda Sales, Secretário de Estado Adjunto e da Saúde avança que a vacinação iniciar-se-á no próximo final de semana, numa decisão que resulta da recomendação da Direção-Geral da Saúde (DGS), tendo sido ouvida a Comissão Técnica de Vacinação e ponderadas “as questões de natureza logística com o núcleo de coordenação de apoio ao Ministério da Saúde, nomeadamente a disponibilidade de vacinas”.

A partir do dia 6 de janeiro, as crianças com idades compreendidas entre os 9 e os 7 anos, começarão a ser vacinadas. A 15 e 16 de janeiro, será a vez das crianças entre os 6 e os 7 anos e, nos dias 22 e 23 de janeiro, vacinar-se-ão as crianças de 5 anos.

Entre os dias 5 e 13 de março, prevê-se a administração das segundas doses, numa altura em que o esquema vacinal fica completo para a faixa etária, verificou o governante.

As crianças com comorbidades serão prioritárias na vacinação, independentemente da idade, desde que exista uma prescrição médica para tal. Aquelas que se encontrem neste tipo de situação, deverão dirigir-se aos centros de vacinação, com o objetivo de “criar condições para que o processo decorra com tranquilidade”.

O Secretário de Estado Adjunto e da Saúde sublinhou que a vacinação pretende “proteger as crianças da doença” bem como dos “efeitos nefastos” que a pandemia representa ao nível do bem-estar emocional e social nas aprendizagens.

O calendário estipulado para a vacinação é:

  • Entre 18 e 19 de dezembro: crianças de 11 e 10 anos;
  • Entre 6 e 9 de janeiro: crianças entre os 9 e 7 anos;
  • Entre 15 e 16 de janeiro: crianças entre os 6 e 7 anos;
  • Entre 22 e 23 de janeiro: crianças com 5 anos;
  • Entre 5 de fevereiro e 13 de março serão administradas as segundas doses.
- Publicidade -

Deixe um comentário

Por favor deixe o seu comentário
Por favor insira o seu nome

- Publicidade -
- Publicidade -spot_img

Últimos Artigos

- Publicidade -
error: Conteúdo protegido