O Regresso às aulas ou entrada na escola é uma situação que aporta mudanças, tanto para a criança como para os pais. Para uma melhor adaptação, sugerimos algumas estratégias para REDUZIR OS NÍVEIS DE ANSIEDADE DE SEPARAÇÃO:
- Atente aos sinais, a criança nem sempre verbaliza as suas emoções, geralmente o não conforto à adaptação à escola reflecte-se em dores de cabeça, dores de estômago, choro matinal ou apatia. Nestes casos questione a criança sobre o que mais está a gostar, sobre o que comeu (dado que as horas de almoço são muitas vezes geradoras de stress para a criança).
- Seja CONSISTENTE, não esconda à criança as rotinas que esta terá, os períodos de escola (entrará às 9h, sai às 17h), se tem apoio escolar à posteriori, que atividades extra-curriculares vai ter. Tal e qual como um adulto, ter consciência do plano diário dá-nos segurança, dá-nos a sensação de inicio, meio e fim das funções. Gerando SEGURANÇA diminuímos a ANSIEDADE.
- CONFIANÇA, aliado ao ponto anterior, tente ser coerente nas horas a que vai buscar a criança, “venho buscar-te às 17h” “Vemo-nos às 18h”. É IMPORTANTE a criança ter ideia de que está a chegar a hora de o ver. GERNANDO ANSIEDADE POSITIVA.
- Eduque o seu filho À PARTILHA DE SENTIMENTOS, fale do seu dia, do que correu bem, menos bem, do que vai fazer amanhã, levando-o a perceber o hábito da partilha. EVITE PERGUNTAS FECHADAS QUE NÃO FOMENTEM A EXPRESSÃO EMOCIONAL (ex: correu bem a escola?” este tipo de perguntas leva a criança a responder directamente e não a expressar emoções dobre o que viveu na escola.
- FALE sobre o que lhe gera ANSIEDADE a si. OS PAIS SÃO O MODELO DA CRIANÇA, quando a criança sente que a ansiedade existe naturalmente e que é resolvida pelo adulto com pensamentos e atitudes positivas, vai imitá-lo!
- GERE FRUSTRAÇÃO. Gerar frustração na criança não é fazê-la sofrer, é sim desafiá-la mentalmente a resolver a situação de outra forma (potencia auto-estima, auto-regulação e criatividade).
- Normalize os INSUCESSOS. QUEM NUNCA? Principalmente no Primeiro período, é importante dar à criança PLANEAMENTO, os primeiros insucessos reflectirão a importância de melhorar a ADAPTACÃO e não necessariamente falta de estudo (dado o período alargado de férias, a criança precisa de tempo para se integrar tanto na sala de aula, como socialmente.
- PREPAREM UM LUGAR DE ESTUDO sossegado, coloque música clássica nesse espaço (ajuda na concentração), façam um plano de estudo em família. Não excedendo a 1h/1h30 (a criança já chega tarde a casa e o tempo útil de atenção e concentração já é reduzido ao final do dia). Exemplo: criar objetivos diários ou semanais ao seu filho é uma ótima estratégia para lidar com o sucesso. Objetivos a longo prazo esgotam-na e fazem-na desistir mais facilmente do objetivo.
- Relaxar não implica estar deitado ou sentado sem fazer nada, mas sim um tempo para a criança SER, fazer o que gosta. TODOS NÓS precisamos de tempo para nós, para fazer o que nos dá prazer. Só assim damos espaço de armazenamento do aprendido durante o dia.
Lembre-se que a escola é um lugar para aprender e a casa um lugar para educar.
“ensina-me e eu aprenderei, envolve-me e jamais esquecerei” provérbio chinês.