OpiniãoRios abandonados, são rios poluídos

Rios abandonados, são rios poluídos

Relacionados

Gestão cemiterial: Um passo para a frente, dois para trás?

Em 1835, foi executado o primeiro decreto que estabelecia os cemitérios públicos no país. Desde então, as leis cemiteriais foram sofrendo alterações no que...

A política de transportes da AD em Penafiel

Corria o ano de 2020 quando a autarquia anunciou um investimento de 1,5 milhões de euros para o novo centro de transportes da cidade...

SEM TETO, SEM ABRIGO

Quantas vezes nos interrogamos porque dormem pessoas na rua? Os motivos são vários, desde o desemprego aos problemas familiares passando, muitas vezes, pelas regras que...

Sorte temos nós em termos tantos recursos hídricos aqui no Norte Litoral de Portugal. Por todas as terras do Porto abundam ribeiras e rios, que enriquecem a nossa agricultura e mantêm um clima local mais ameno. São estes recursos hídricos que foram desvalorizados durante várias décadas de industrialização da região, com consequências para a biodiversidade e para a saúde da nossa população.

Com uma consciência crescente no que concerne à conservação da qualidade dos nossos recursos hídricos naturais, têm existido iniciativas quer por cidadãos ou pelas autarquias que trazem uma perspetiva de melhorar a biodiversidade fluvial e evitar a poluição. O trabalho conjunto das autarquias é essencial para que os rios e seus afluentes sejam conservados e despoluídos, tal como se tem verificado no Corredor do rio Leça. Só com a implementação destas iniciativas em todos os rios da região será possível garantirmos efluentes sem poluição e com uma biodiversidade crescente.

Perante a importância de evitarmos o abandono dos nossos rios, a aposta financeira é mais do que justificada em meios humanos e materiais. Os Guarda-Rios devem assumir as suas funções de monitorização e conservação. As limpezas regulares de resíduos presentes nas margens e no fundo dos efluentes e a monitorização da qualidade da água são outras ações que exigem investimento das autarquias, que facilmente obtêm retorno.

Um rio em bom estado é um postal de boas-vindas de qualquer território. Para além de atrair pessoas de fora do local, também providencia condições saudáveis para os habitantes próximos e para quem usufrui dos recursos hídricos para as suas plantações e para uso doméstico. Quantas pessoas passeiam todos os dias nas margens do rio Douro? É inquestionável que um rio abandonado não irá atrair nada de bom, ao invés, um rio cuidado e preservado atrai a atenção das pessoas e desenvolve Natureza e atividades económicas.

Caro leitor, não abandone o rio que é de todos, inclusive seu! Participe em atividades de limpeza e seja um defensor dos meios hídricos no seu estado natural.

Hugo Ribeiro

Elemento da Comissão Política Distrital do Porto do PAN

Elemento da Comissão Política Concelhia de Valongo do PAN

- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -spot_img

Últimos Artigos

- Publicidade -