O Agrupamento de Centros de Saúde do Tâmega III – Vale do Sousa Norte informou a população que, face à atual situação epidemiológica da Covid-19, causada pela circulação da variante de elevada transmissibilidade Ómicron, a Direção-Geral da Saúde ponderou a adaptação das medidas para a intervenção dos cuidados de saúde.
Neste sentido, a DGS pretendeu integrar as potencialidades das ferramentas informáticas existentes, com a finalidade de aumento da eficiência e melhor nível de preparação para responder à pandemia.
Face à evolução do conhecimento científico sobre a variante, ajustaram-se as medidas de saúde pública aplicadas aos contactos de casos confirmados, alterando-se a abordagem clínica das pessoas com suspeita e infeção confiada por SARS-CoV-2.
As abordagens fundamentam-se no crescimento da infeção e da gravidade da doença no atual contexto epidemiológico, bem como da elevada cobertura vacinal contra a Covid-19.
Assim, foi realizado um apelo para que a população se encontre devidamente informada sobre o que fazer na eventualidade de ser um caso covid ou ter tido um contacto próximo com um caso confirmado desta doença.