-1.7 C
Munique
5.9 C
Porto
RegionalBaiãoCâmara Municipal de Baião adquiriu novo terreno junto à área de lazer...

Câmara Municipal de Baião adquiriu novo terreno junto à área de lazer da Fraga do Rio

Relacionados

Paços de Ferreira – Presidente de Câmara Municipal, Humberto Brito, acusado de maus-tratos

O presidente do Município de Pacense, Humberto Brito, foi acusado de violência doméstica contra a mulher, de quem se divorciou. Em 2021, o juiz decide...

PSD de Paredes e Paços de Ferreira visitam CFPIMM

As concelhias políticas do PSD de Paredes e Paços de Ferreira visitaram no passado dia 31 de janeiro, o CFPIMM (Centro de Formação Profissional...

Paredes – Apreensão de material de jogo ilegal

O Comando Territorial do Porto, através do Posto Territorial de Lordelo, no dia 31 de janeiro, apreendeu material destinado à prática de jogo ilegal,...

A Câmara Municipal de Baião adquiriu um terreno na envolvente da área de lazer da Fraga do Rio, na freguesia de Campelo e Ovil. A aquisição do espaço, que contém uma área de 27 mil metros quadrados, representou um investimento de 49.750 euros.

Face a esta aquisição, a Câmara de Baião procura promover a proteção das árvores existentes; realizar adensamento, com plantação na área florestal de espécies autóctones, bem como melhorar e alargar a rede de caminhos florestais, um aspeto fulcral à gestão e ordenamento florestal com a finalidade de promover a prevenção e combate a incêndios.

Os caminhos florestais possuem um pavimento sujeito a uma maior degradação, a qual é motivada pelas águas e movimentos de terras, sendo necessário zelar pela conservação e manutenção.

Assim, trata-se da abertura de novas vias, as quais permitem a acessibilidade às áreas florestais e promover uma melhor gestão, servindo o acesso às patrulhas de vigilância e aos Bombeiros.

A aquisição do terreno, que se insere numa estratégia mais ampla do executivo, liderado por Paulo Pereira de aquisições de terrenos em locais estratégicos e de valor ambiental, ecossistémico e/ou cultural nas cumeadas e encostas das serras do município de Baião.

O município irá continuar a afirmar-se como um exemplo na gestão florestal, reforçando a vocação de pulmão verde no distrito do Porto, apresentando-se como importante a nível internacional, multiplicando os esforços para a criação de políticas de reflorestamento contributivo para o sequestro de carbono, para a mitigação das alterações climáticas.

Esta medida consta nos compromissos eleitorais que contribuirá para um território mais resiliente e ordenado, integrando igualmente a estratégia que o município desenhou no âmbito da certificação enquanto Destino Turístico Sustentável.

O novo espaço servirá como complemento à área da Zona de Lazer da Fraga do Rio, numa perspetiva de integração com os novos caminhos pedestres executados nas margens do Rio Ovil.

- Publicidade -

Deixe um comentário

Por favor deixe o seu comentário
Por favor insira o seu nome

- Publicidade -
- Publicidade -spot_img

Últimos Artigos

- Publicidade -
error: Conteúdo protegido