RegionalBaiãoCâmara Municipal de Baião adquiriu novo terreno junto à área de lazer...

Câmara Municipal de Baião adquiriu novo terreno junto à área de lazer da Fraga do Rio

Relacionados

Paredes: Jovem detido por tráfico de estupefacientes

O Comando Territorial do Porto, através do Posto Territorial de Paredes deteve, no passado dia 24 de julho, um homem 20 anos, por tráfico...

Paredes: Homem morre após despiste de mota

Um homem, de 29 anos, morreu, no último sábado, dia 20 de julho, na sequência de um acidente na Rua da Ferrugenta em Lordelo,...

Paredes: Idosa morre após despiste de carro

Uma idosa, de 81 anos, morreu, na manhã do passado dia 17 de julho, quando o carro que conduzia se despistou e embateu contra...

A Câmara Municipal de Baião adquiriu um terreno na envolvente da área de lazer da Fraga do Rio, na freguesia de Campelo e Ovil. A aquisição do espaço, que contém uma área de 27 mil metros quadrados, representou um investimento de 49.750 euros.

Face a esta aquisição, a Câmara de Baião procura promover a proteção das árvores existentes; realizar adensamento, com plantação na área florestal de espécies autóctones, bem como melhorar e alargar a rede de caminhos florestais, um aspeto fulcral à gestão e ordenamento florestal com a finalidade de promover a prevenção e combate a incêndios.

Os caminhos florestais possuem um pavimento sujeito a uma maior degradação, a qual é motivada pelas águas e movimentos de terras, sendo necessário zelar pela conservação e manutenção.

Assim, trata-se da abertura de novas vias, as quais permitem a acessibilidade às áreas florestais e promover uma melhor gestão, servindo o acesso às patrulhas de vigilância e aos Bombeiros.

A aquisição do terreno, que se insere numa estratégia mais ampla do executivo, liderado por Paulo Pereira de aquisições de terrenos em locais estratégicos e de valor ambiental, ecossistémico e/ou cultural nas cumeadas e encostas das serras do município de Baião.

O município irá continuar a afirmar-se como um exemplo na gestão florestal, reforçando a vocação de pulmão verde no distrito do Porto, apresentando-se como importante a nível internacional, multiplicando os esforços para a criação de políticas de reflorestamento contributivo para o sequestro de carbono, para a mitigação das alterações climáticas.

Esta medida consta nos compromissos eleitorais que contribuirá para um território mais resiliente e ordenado, integrando igualmente a estratégia que o município desenhou no âmbito da certificação enquanto Destino Turístico Sustentável.

O novo espaço servirá como complemento à área da Zona de Lazer da Fraga do Rio, numa perspetiva de integração com os novos caminhos pedestres executados nas margens do Rio Ovil.

- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -spot_img

Últimos Artigos

- Publicidade -