17.7 C
Munique
18.9 C
Porto
RegionalBaiãoCâmara Municipal de Baião adquiriu novo terreno junto à área de lazer...

Câmara Municipal de Baião adquiriu novo terreno junto à área de lazer da Fraga do Rio

Relacionados

Penafiel – Apreensão de armas ilegais

No âmbito de uma denúncia por ameaças com recurso a armas de fogo, no dia 3 de julho, os militares da guarda do posto...

Cerimónia de comemoração dos 91 anos da instituição em Paços de Ferreira brindada com medalha por serviços distintos de Grau Ouro

Zeferino Barbosa, presidente da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Paços de Ferreira (AHBVPF), recebeu a medalha por serviços distintos de Grau Ouro da...

Amarante – Detido por posse de arma proibida

O Comando Territorial do Porto, através do Posto Territorial de Amarante, hoje, dia 30 de junho, deteve um homem de 23 anos por posse...

A Câmara Municipal de Baião adquiriu um terreno na envolvente da área de lazer da Fraga do Rio, na freguesia de Campelo e Ovil. A aquisição do espaço, que contém uma área de 27 mil metros quadrados, representou um investimento de 49.750 euros.

Face a esta aquisição, a Câmara de Baião procura promover a proteção das árvores existentes; realizar adensamento, com plantação na área florestal de espécies autóctones, bem como melhorar e alargar a rede de caminhos florestais, um aspeto fulcral à gestão e ordenamento florestal com a finalidade de promover a prevenção e combate a incêndios.

Os caminhos florestais possuem um pavimento sujeito a uma maior degradação, a qual é motivada pelas águas e movimentos de terras, sendo necessário zelar pela conservação e manutenção.

Assim, trata-se da abertura de novas vias, as quais permitem a acessibilidade às áreas florestais e promover uma melhor gestão, servindo o acesso às patrulhas de vigilância e aos Bombeiros.

A aquisição do terreno, que se insere numa estratégia mais ampla do executivo, liderado por Paulo Pereira de aquisições de terrenos em locais estratégicos e de valor ambiental, ecossistémico e/ou cultural nas cumeadas e encostas das serras do município de Baião.

O município irá continuar a afirmar-se como um exemplo na gestão florestal, reforçando a vocação de pulmão verde no distrito do Porto, apresentando-se como importante a nível internacional, multiplicando os esforços para a criação de políticas de reflorestamento contributivo para o sequestro de carbono, para a mitigação das alterações climáticas.

Esta medida consta nos compromissos eleitorais que contribuirá para um território mais resiliente e ordenado, integrando igualmente a estratégia que o município desenhou no âmbito da certificação enquanto Destino Turístico Sustentável.

O novo espaço servirá como complemento à área da Zona de Lazer da Fraga do Rio, numa perspetiva de integração com os novos caminhos pedestres executados nas margens do Rio Ovil.

- Publicidade -

Deixe um comentário

Por favor deixe o seu comentário
Por favor insira o seu nome

- Publicidade -
- Publicidade -spot_img

Últimos Artigos

- Publicidade -
error: Conteúdo protegido