17.7 C
Munique
18.9 C
Porto
RegionalBaiãoPresidente da Câmara Municipal de Baião eleito para o Conselho Geral da...

Presidente da Câmara Municipal de Baião eleito para o Conselho Geral da ANMP

Relacionados

Penafiel – Apreensão de armas ilegais

No âmbito de uma denúncia por ameaças com recurso a armas de fogo, no dia 3 de julho, os militares da guarda do posto...

Cerimónia de comemoração dos 91 anos da instituição em Paços de Ferreira brindada com medalha por serviços distintos de Grau Ouro

Zeferino Barbosa, presidente da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Paços de Ferreira (AHBVPF), recebeu a medalha por serviços distintos de Grau Ouro da...

Amarante – Detido por posse de arma proibida

O Comando Territorial do Porto, através do Posto Territorial de Amarante, hoje, dia 30 de junho, deteve um homem de 23 anos por posse...

Durante o último final de semana, realizou-se o XXV Congresso da Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP) no Parque de Feiras e Exposições de Aveiro.

Esta foi a primeira vez em que os representantes dos municípios portugueses, eleitos nas autárquicas de setembro, se reuniram no congresso.

O município de Baião esteve, também, representando no congresso pelo presidente da Câmara Municipal, Paulo Pereira, o presidente da Assembleia Municipal, Armando Fonseca e o presidente da União de Freguesias de Santa Leocádia e Mesquinhata, Luís Pereira.

Para o conselho geral, foi possível contar com a eleição de Paulo Pereira, o qual integrou no decorrer do congresso uma lista ao Conselho Geral, tendo sido eleito membro efetivo. O Conselho Geral é um dos cinco órgãos da ANMP e o órgão máximo entre congressos.

Entre as competências do Conselho Geral, entre outras, encontra-se a aprovação dos planos plurianuais e anuais de atividades e orçamentos; a aprovação do relatório de atividades e contas; o acompanhamento da execução das linhas gerais de atuação definidas em congresso; e o acompanhamento da atividade desenvolvida pelo conselho diretivo.

O Conselho Geral terá ainda reuniões ordinárias, trimestralmente, e reuniões extraordinárias sempre que necessário.

No âmbito da eleição, Paulo Pereira referiu que “a eleição para um órgão de âmbito nacional como é o Conselho Geral da ANMP é algo que prestigia o Município de Baião e os baionenses”, acrescentando que “as autarquias são vitais para o desenvolvimento do país, e para a promoção do bem-estar das populações”.

O autarca referiu que participar “neste órgão vai permitir-nos acompanhar, e intervir, de forma ainda mais próxima no debate sobre temas de grande importância como a transferência de competências e o financiamento das autarquias, a nova lei das finanças locais ou o próximo ciclo de fundos comunitários, com particular destaque para os recursos provenientes do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR)”, evidenciou.

- Publicidade -

Deixe um comentário

Por favor deixe o seu comentário
Por favor insira o seu nome

- Publicidade -
- Publicidade -spot_img

Últimos Artigos

- Publicidade -
error: Conteúdo protegido