-1.4 C
Munique
6.7 C
Porto
RegionalBaiãoPresidente da Câmara Municipal de Baião eleito para o Conselho Geral da...

Presidente da Câmara Municipal de Baião eleito para o Conselho Geral da ANMP

O autarca foi eleito para o cargo no decorrer do XXV Congresso da Associação Nacional de Municípios Portugueses, realizado em Aveiro

Relacionados

Cinfães conta com nova unidade de saúde em Nespereira

As novas instalações da Unidade de Saúde de Nespereira, em Cinfães, entraram em funcionamento hoje e servirão 1725 utentes. A Administração Regional de Saúde do...

Felgueiras acolhe oficina de inovação para capacitar tecido empresarial

O Município de Felgueiras avança que, face ao contexto pandémico, que acrescentou grandes adversidades ao tecido empresarial e introduziu mudanças na lógica e comportamento...

GNR e Polícia Municipal de Paredes fiscalizam autocarros e transportes escolares

A GNR e a Polícia Municipal de Paredes procederam a uma ação de fiscalização conjunta aos autocarros e transportes escolares, na Escola Secundária e...

Durante o último final de semana, realizou-se o XXV Congresso da Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP) no Parque de Feiras e Exposições de Aveiro.

Esta foi a primeira vez em que os representantes dos municípios portugueses, eleitos nas autárquicas de setembro, se reuniram no congresso.

O município de Baião esteve, também, representando no congresso pelo presidente da Câmara Municipal, Paulo Pereira, o presidente da Assembleia Municipal, Armando Fonseca e o presidente da União de Freguesias de Santa Leocádia e Mesquinhata, Luís Pereira.

Para o conselho geral, foi possível contar com a eleição de Paulo Pereira, o qual integrou no decorrer do congresso uma lista ao Conselho Geral, tendo sido eleito membro efetivo. O Conselho Geral é um dos cinco órgãos da ANMP e o órgão máximo entre congressos.

Entre as competências do Conselho Geral, entre outras, encontra-se a aprovação dos planos plurianuais e anuais de atividades e orçamentos; a aprovação do relatório de atividades e contas; o acompanhamento da execução das linhas gerais de atuação definidas em congresso; e o acompanhamento da atividade desenvolvida pelo conselho diretivo.

O Conselho Geral terá ainda reuniões ordinárias, trimestralmente, e reuniões extraordinárias sempre que necessário.

No âmbito da eleição, Paulo Pereira referiu que “a eleição para um órgão de âmbito nacional como é o Conselho Geral da ANMP é algo que prestigia o Município de Baião e os baionenses”, acrescentando que “as autarquias são vitais para o desenvolvimento do país, e para a promoção do bem-estar das populações”.

O autarca referiu que participar “neste órgão vai permitir-nos acompanhar, e intervir, de forma ainda mais próxima no debate sobre temas de grande importância como a transferência de competências e o financiamento das autarquias, a nova lei das finanças locais ou o próximo ciclo de fundos comunitários, com particular destaque para os recursos provenientes do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR)”, evidenciou.

- Publicidade -

Deixe um comentário

Por favor deixe o seu comentário
Por favor insira o seu nome

- Publicidade -
- Publicidade -spot_img

Últimos Artigos

- Publicidade -
error: Conteúdo protegido