RegionalCelorico de BastoCelorico de Basto atribuiu apoios aos Bombeiros e Socorristas da Cruz Vermelha

Celorico de Basto atribuiu apoios aos Bombeiros e Socorristas da Cruz Vermelha

Relacionados

Paredes: Jovem detido por tráfico de estupefacientes

O Comando Territorial do Porto, através do Posto Territorial de Paredes deteve, no passado dia 24 de julho, um homem 20 anos, por tráfico...

Paredes: Homem morre após despiste de mota

Um homem, de 29 anos, morreu, no último sábado, dia 20 de julho, na sequência de um acidente na Rua da Ferrugenta em Lordelo,...

Paredes: Idosa morre após despiste de carro

Uma idosa, de 81 anos, morreu, na manhã do passado dia 17 de julho, quando o carro que conduzia se despistou e embateu contra...

O Município de Celorico de Basto aprovou, na passada terça-feira, um regulamento com um conjunto de medidas de apoio aos Bombeiros Voluntários e Socorristas da Cruz Vermelha.

A medida visa premiar e incentivar o voluntariado, reconhecendo a importância do trabalho da Cruz Vermelha na Comunidade. Assim, o Município aprovou o regulamento para a concessão de apoios sociais aos Bombeiros Voluntários e Socorristas da Cruz Vermelha.

A medida em questão, encontra-se integrada no programa APOIAR+ que, de acordo com o Município de Baião, pretende “formular e concretizar uma política social municipal, que simultaneamente reconheça o mérito e valorize a ação dos voluntários e o seu papel na comunidade incentivando a sua prática”, explica.

Para que este objetivo seja cumprido, definiu-se um conjunto de regalias e benefícios fiscais para todos os Bombeiros e Socorristas.

Entre as medidas aprovadas, evidenciou-se um complemento ao seguro de acidentes pessoais que cobrirá o “risco de morte e invalidez permanente superior a 40% até ao montante de cem mil euros por ocorrência”, avança o Município. Por outro lado, a medida atribuirá “um conjunto de reduções e isenções fiscais, nomeadamente com o reembolso de 50% da taxa de IMI e IUC, bem como do IRS que cabe ao Município”.

Está ainda contemplado um apoio ao arrendamento urbano, a isenção da totalidade do valor das taxas municipais para construção ou realização de obras e a isenção do pagamento da tarifa de recolha do lixo.

Para os voluntários foi atribuído “o acesso gratuito às piscinas municipais, redução de 50% no acesso a iniciativas de caráter desportivo e culturais promovidas pelo Município, o acesso à realização e estágios curriculares em contexto prático de trabalho no Município e será atribuída uma bolsa de estudo, no valor de 75€/mês aos filhos de bombeiros falecidos em serviço ou com doença contraída no exercício de funções”, avança, ainda, o município de Celorico de Basto.

Para Joaquim Mota e Silva, presidente da autarquia, esta é “uma importante medida de incentivo e reconhecimento que o Município faz a todos os que, de forma abnegada, dão o seu contributo à comunidade, muitas das vezes com enorme sacrifício pessoal e familiar. O voluntariado tem tradição e uma enorme importância na nossa sociedade, a atribuição deste vasto conjunto de apoios e regalias é um ato de justiça para com estes voluntários e um reconhecimento de valor que incentiva a prática do voluntariado”, conclui.

- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -spot_img

Últimos Artigos

- Publicidade -