O Mosteiro de Santa Maria de Pombeiro, em Felgueiras, recebe no próximo sábado, 4 de novembro, às 21 horas, o primeiro concerto do ciclo “Ad Orientem”, pelo Ensemble Cardo-Roxo.
“Um olhar criativo e científico sobre o património histórico e musical do Norte de Portugal” é o mote deste ciclo, que percorrerá 12 monumentos até março de 2024, sete dos quais na Rota do Românico.
O Ensemble Cardo-Roxo, criado em 2012, dedica-se à descoberta, exploração e divulgação do repertório de tradição oral português e tem como ponto de partida as fontes musicais que sobrevivem até hoje em registos áudio, vídeo, partitura ou tradição viva.
Mantendo as características identitárias destas recolhas musicais, e através da mistura de instrumentos antigos e tradicionais (violas da gamba, gaitas de fole, alaúde, percussão, entre outros), da exploração vocal e da fusão estética, pretende criar uma sonoridade de grande originalidade e de surpreendente harmonia.
Promovido pela associação cultural Projecto Cardo, o ciclo “Ad Orientem” conta com a parceria da Direção Regional de Cultura do Norte e da Rota do Românico, e com o apoio da Direção-Geral das Artes e da Antena 2.
A Rota do Românico reúne atualmente 58 monumentos e dois centros de interpretação, distribuídos por 12 municípios (Amarante, Baião, Castelo de Paiva, Celorico de Basto, Cinfães, Felgueiras, Lousada, Marco de Canaveses, Paços de Ferreira, Paredes, Penafiel e Resende).
As principais áreas de intervenção da Rota do Românico abrangem a investigação científica, a conservação do património, a dinamização cultural, a educação patrimonial e a promoção turística.