DestaqueLousada - Gestão dos refeitórios escolares reforçada

Lousada – Gestão dos refeitórios escolares reforçada

Relacionados

Paredes: Homem detido em flagrante na posse de droga

A GNR deteve, no passado dia 17 de novembro, um homem de 29 anos, em flagrante por tráfico de estupefacientes, no concelho de Paredes. Durante...

Paços de Ferreira: Jovem é detido na posse de mais de duas mil doses de droga

No passado dia 12 de novembro, a GNR de Freamunde deteve um homem de 22 anos, que tinha em sua posse mais de 2.200...

Paços de Ferreira: Detido por tráfico fica em prisão domiciliária

Um homem de 37 anos foi detido em Paços de Ferreira por tráfico de estupefacientes depois  de uma ação de policiamento onde os “militares...

No âmbito da transferência de competências da educação, o Município de Lousada assumiu a gestão de todos os refeitórios escolares. Neste ano letivo, para além dos refeitórios dos jardins de infância e das escolas do 1.º ciclo o Município reforça a gestão direta nas cantinas das escolas básicas do 2.º e 3.º ciclos e secundárias. Após os bons resultados obtidos no refeitório da EBS Dr. Mário Fonseca com o aumento do número de alunos a usufruir da refeição, a gestão direta do Município vai ser alargada à EBS Lousada Norte (Lustosa).

Nas restantes escolas, mantém-se o fornecimento das refeições através da contratação de empresas especializadas, sob supervisão do Município em articulação com cada escola. As ementas são elaboradas para os alunos com a colaboração de uma nutricionista e estão disponíveis para consulta na plataforma SIGA, onde é possível obter o valor nutricional de cada prato e a respetiva ficha técnica com o modo de preparação e confeção.

As ementas são variadas com peixe e carne, legumes, vegetais e fruta. Tal como tem acontecido, a cada quinze dias são servidas, universalmente, refeições vegetarianas e sustentáveis, permitindo a introdução de novos alimentos nas ementas, sempre coma finalidade de uma dieta alimentar mais saudável. Os mais novos podem ainda optar pela ementa regular ou vegetariana, mediante indicação prévia.

O Município dá continuidade à oferta do lanche, distribuído de manhã ou à tarde, ao qual se junta o leite escolar, para os alunos que frequentam o pré-escolar e o 1.º ciclo. As crianças que frequentam o prolongamento têm ainda um lanche extra. Duas vezes por semana é ainda distribuída, gratuitamente, uma peça de fruta da época aos alunos do pré-escolar e do 1.º ciclo, medida financiada pelo Ministério da Agricultura e do Mar.

- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -spot_img

Últimos Artigos

- Publicidade -