RegionalLousadaRota do Românico dedica exposição fotográfica aos Cuidadores do Património

Rota do Românico dedica exposição fotográfica aos Cuidadores do Património

Relacionados

Paços de Ferreira: Atletas Pacenses destacam-se no Campeonato Nacional

Nos passados dias 4 e 7 de abril, o Complexo Olímpico de Piscinas de Coimbra recebeu os Campeonatos Nacionais de Juvenis, Juniores e Absolutos...

Protocolo impulsionador do Enoturismo no Douro e Tâmega é assinado

A Associação de Municípios do Douro e Tâmega e a Associação Empresarial de Amarante (AEA) celebraram esta segunda-feira, 8 de abril, após aprovação em reunião...

Paredes: Tribunal altera pena de homem que matou três ciclistas em 2019

O Tribunal da Relação do Porto alterou para prisão efetiva a pena aplicada ao condutor que matou dois motociclistas e feriu um terceiro, na...

Realizou-se, no Centro de Interpretação do Românico, em Lousada, uma exposição fotográfica dedicada aos Cuidadores do Património.

A inauguração ocorreu no passado domingo, contando com a presença de vários Cuidadores fotografados, acompanhados de familiares e amigos, num momento de amena confraternização.

A exposição poderá ser visitada de terça-feira a domingo, entre as 10h00 e as 18h00, até ao dia 30 de janeiro. A Rota do Românico instituiu o dia 18 de outubro como o dia do Cuidador do Património, tendo sido celebrado pela primeira vez em Portugal com o objetivo de homenagear todos os que, de forma dedicada e incondicional, zelam e acarinham os nossos monumentos, constituindo também uma inestimável memória viva do local, avança, em nota, a Rota do Românico.

Em 2021, além da exposição fotográfica e da oferta dos cabazes e produtos regionais aos Cuidadores, foram igualmente realizados “encontros intergeracionais em seis escolas do território da Rota do Românico, nos quais os Cuidadores partilharam com os alunos as suas memórias e os serviços que prestam nos seus monumentos”, refere, em nota, a Rota do Românico.

Estas ações enquadram-se no projeto Cuidadores do Património, um dos 11 vencedores do concurso de Histórias do Património Europeu 2020, promovido pelo Conselho da Europa e pela Comissão Europeia.

- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -spot_img

Últimos Artigos

- Publicidade -