CulturaMarco de Canaveses: Igreja de Vila Boa de Quires recebe concerto do...

Marco de Canaveses: Igreja de Vila Boa de Quires recebe concerto do “Ensemble Cardo-Roxo”

Relacionados

Paredes: Município e Universidade Lusófona estabelecem protocolo para atribuição de bolsas

O município de Paredes e a Universidade Lusófona do Porto estabeleceram um protocolo de cooperação, que visa a atribuição anual de uma bolsa de...

Santo Tirso: Bicicleta de 3 mil euros recuperada

A Guarda Nacional Republicana recuperou, na passada quarta-feira, dia 4 de setembro, uma bicicleta, valorizada em cerca de três mil euros, que havia sido...

Paredes: Município promove Bienal para divulgar artes feitas com madeira

A cidade de Paredes acolhe a primeira edição da Bienal Internacional das Artes em Madeira. Organizada pelo Município de Paredes, em conjunto com a...

No próximo domingo, dia 14 de janeiro, às 16 horas, a Igreja de Santo André de Vila Boa de Quires, no Marco de Canaveses, acolhe um concerto do Ensemble Cardo-Roxo.

Depois do Mosteiro de Pombeiro, em Felgueiras, em novembro do ano passado, trata-se da segunda apresentação do ciclo “Ad Orientem” que o Ensemble Cardo-Roxo vai protagonizar em sete monumentos da Rota do Românico até março de 2024.

O Ensemble Cardo-Roxo, criado em 2012, dedica-se à descoberta, exploração e divulgação do repertório de tradição oral português, e tem como ponto de partida as fontes musicais que sobrevivem até hoje em registos áudio, vídeo, partitura ou tradição viva.

Direitos Reservados

Mantendo as características identitárias destas recolhas musicais, e através da mistura de instrumentos antigos e tradicionais (violas da gamba, gaitas de fole, alaúde e percussão), da exploração vocal e da fusão estética, pretende criar uma sonoridade original e de surpreendente harmonia.

Promovido pela associação cultural Projeto Cardo, o “Ad Orientem” conta com o apoio, entre outras entidades, da Rota do Românico, da Antena 2 e da Direção-Geral das Artes.

A Rota do Românico é um projeto turístico cultural, que reúne 58 monumentos e dois centros de interpretação, distribuídos por 12 municípios: Amarante, Baião, Castelo de Paiva, Celorico de Basto, Cinfães, Felgueiras, Lousada, Marco de Canaveses, Paços de Ferreira, Paredes, Penafiel e Resende.

 

- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -spot_img

Últimos Artigos

- Publicidade -