No passado dia 5 de novembro foi celebrado o Dia Nacional do Cuidador Informal, data assinalada pela autarquia, levando 140 cuidadores informais a Penafiel para assistirem a uma sessão de cinema do filme “Amigos Improváveis”.
Os Cuidadores informais em causa fazem parte do projeto piloto “Capacitação do Cuidador Informal”, criado em parceria com o ACES Tâmega II Vale do Sousa Sul e Segurança Social de Penafiel, contando com o apoio da Câmara Municipal.
A Câmara Municipal de Penafiel é uma das 30 câmaras do país que integra o projeto piloto relativo ao estatuto do cuidador informal.
A vereadora com o pelouro da Ação Social e da Saúde, Daniela Oliveira, realçou que através da iniciativa em causa, Penafiel pretende “enaltecer a importância daqueles que, com ou sem vínculo familiar, prestam assistência a outra pessoa que se encontra numa situação dependente de cuidados”.
Daniela Oliveira recordou ainda que o estatuto do cuidador informal prevê um subsídio de apoio aos cuidadores, bem como o direitos de descanso e medidas específicas para a carreira contributiva como um projeto onde se pretende criar “um caminho de proximidade e ajuda com todos os cuidadores do concelho de Penafiel”.