Realizou-se, no Centro de Interpretação do Românico, em Lousada, uma exposição fotográfica dedicada aos Cuidadores do Património.
A inauguração ocorreu no passado domingo, contando com a presença de vários Cuidadores fotografados, acompanhados de familiares e amigos, num momento de amena confraternização.
A exposição poderá ser visitada de terça-feira a domingo, entre as 10h00 e as 18h00, até ao dia 30 de janeiro. A Rota do Românico instituiu o dia 18 de outubro como o dia do Cuidador do Património, tendo sido celebrado pela primeira vez em Portugal com o objetivo de homenagear todos os que, de forma dedicada e incondicional, zelam e acarinham os nossos monumentos, constituindo também uma inestimável memória viva do local, avança, em nota, a Rota do Românico.
Em 2021, além da exposição fotográfica e da oferta dos cabazes e produtos regionais aos Cuidadores, foram igualmente realizados “encontros intergeracionais em seis escolas do território da Rota do Românico, nos quais os Cuidadores partilharam com os alunos as suas memórias e os serviços que prestam nos seus monumentos”, refere, em nota, a Rota do Românico.
Estas ações enquadram-se no projeto Cuidadores do Património, um dos 11 vencedores do concurso de Histórias do Património Europeu 2020, promovido pelo Conselho da Europa e pela Comissão Europeia.