-0.8 C
Munique
8.1 C
Porto
RegionalTâmega e SousaCHTS é o primeiro e único hospital nacional com serviços certificados na...

CHTS é o primeiro e único hospital nacional com serviços certificados na área da enfermagem

Foram contabilizados nove certificados no âmbito do projeto de Idoneidade Formativa dos Contextos de Prática Clínica em Enfermagem da Ordem dos Enfermeiros

Relacionados

Cinfães conta com nova unidade de saúde em Nespereira

As novas instalações da Unidade de Saúde de Nespereira, em Cinfães, entraram em funcionamento hoje e servirão 1725 utentes. A Administração Regional de Saúde do...

Felgueiras acolhe oficina de inovação para capacitar tecido empresarial

O Município de Felgueiras avança que, face ao contexto pandémico, que acrescentou grandes adversidades ao tecido empresarial e introduziu mudanças na lógica e comportamento...

GNR e Polícia Municipal de Paredes fiscalizam autocarros e transportes escolares

A GNR e a Polícia Municipal de Paredes procederam a uma ação de fiscalização conjunta aos autocarros e transportes escolares, na Escola Secundária e...

No ano de 2019, no Centro Hospitalar do Tâmega e Sousa (CHTS) foi iniciado um projeto na área da enfermagem, considerado “inovador” a nível nacional e que está diretamente ligado ao projeto lançado pela Ordem dos Enfermeiros, a Acreditação da Idoneidade Formativa dos Contextos da Prática Clínica (AIFCPC), que certifica os requisitos necessários para formação de enfermeiros e que garante a qualidade dos formadores e da prestação dos cuidados de enfermagem aos utentes, através dos peritos na área.

Até à data, o CHTS é considerado o primeiro e único hospital do país com serviços certificados no âmbito da AIFCPC e, além dos nove serviços que já obtiveram idoneidade formativa, lidera igualmente, a nível nacional, o número de candidaturas – com 19 candidaturas submetidas e sete a serem construídas na plataforma.

Os serviços do CHTS que já se encontram certificados pela OE são: especialidade cirúrgica, cirurgia 2, serviço de urgência básica, serviço de urgência médico-cirúrgica, unidade intermédia polivalente, medicina unidade funcional 1, medicina unidade funcional 3 e unidade de hospitalização domiciliária.

A idoneidade formativa dos contextos de prática clínica em enfermagem é um projeto nacional da Ordem dos Enfermeiros com o objetivo de certificar que um determinado contexto da prática clínica tem um ambiente favorável e propício à aquisição e desenvolvimento de competências e apoiem a melhoria da prática profissional.

A certificação de competências e a qualidade dos cuidados de enfermagem garante os requisitos fundamentais para a formação de enfermeiros e enfermeiras especialistas.

Os contextos têm permitido que o CHTS desempenhe um forte papel como Hospital Escolar e, em 2021, recebeu cerca de 1000 alunos de Licenciatura em Enfermagem e 229 alunos de cursos pós-licenciatura.

A concessão de idoneidade formativa aos serviços do CHTS é uma mais-valia na formação e futuro profissional destes alunos.

- Publicidade -

Deixe um comentário

Por favor deixe o seu comentário
Por favor insira o seu nome

- Publicidade -
- Publicidade -spot_img

Últimos Artigos

- Publicidade -
error: Conteúdo protegido