24.6 C
Munique
27.9 C
Porto
RegionalTâmega e SousaCHTS é o primeiro e único hospital nacional com serviços certificados na...

CHTS é o primeiro e único hospital nacional com serviços certificados na área da enfermagem

Relacionados

Paulo Bettencourt recordado em Paços de Ferreira

O local de trabalho que o viu crescer como profissional, serviu de sustento para homenagear o Arq. Paulo Bettencourt no seu 65º aniversário de...

Simão Rocha, Campeão Nacional de Natação Adaptada

Em Abrantes, no dia 2 e 3 de julho decorreu o Campeonato Nacional de Natação Adaptada que contou com a presença de 140 atletas...

Paços de Ferreira – Artigos contrafeitos apreendidos

No dia 1 de julho foi constituída arguida uma mulher de 43 anos e apreendidos vários artigos contrafeitos, no concelho de Paços de Ferreira...

No ano de 2019, no Centro Hospitalar do Tâmega e Sousa (CHTS) foi iniciado um projeto na área da enfermagem, considerado “inovador” a nível nacional e que está diretamente ligado ao projeto lançado pela Ordem dos Enfermeiros, a Acreditação da Idoneidade Formativa dos Contextos da Prática Clínica (AIFCPC), que certifica os requisitos necessários para formação de enfermeiros e que garante a qualidade dos formadores e da prestação dos cuidados de enfermagem aos utentes, através dos peritos na área.

Até à data, o CHTS é considerado o primeiro e único hospital do país com serviços certificados no âmbito da AIFCPC e, além dos nove serviços que já obtiveram idoneidade formativa, lidera igualmente, a nível nacional, o número de candidaturas – com 19 candidaturas submetidas e sete a serem construídas na plataforma.

Os serviços do CHTS que já se encontram certificados pela OE são: especialidade cirúrgica, cirurgia 2, serviço de urgência básica, serviço de urgência médico-cirúrgica, unidade intermédia polivalente, medicina unidade funcional 1, medicina unidade funcional 3 e unidade de hospitalização domiciliária.

A idoneidade formativa dos contextos de prática clínica em enfermagem é um projeto nacional da Ordem dos Enfermeiros com o objetivo de certificar que um determinado contexto da prática clínica tem um ambiente favorável e propício à aquisição e desenvolvimento de competências e apoiem a melhoria da prática profissional.

A certificação de competências e a qualidade dos cuidados de enfermagem garante os requisitos fundamentais para a formação de enfermeiros e enfermeiras especialistas.

Os contextos têm permitido que o CHTS desempenhe um forte papel como Hospital Escolar e, em 2021, recebeu cerca de 1000 alunos de Licenciatura em Enfermagem e 229 alunos de cursos pós-licenciatura.

A concessão de idoneidade formativa aos serviços do CHTS é uma mais-valia na formação e futuro profissional destes alunos.

- Publicidade -

Deixe um comentário

Por favor deixe o seu comentário
Por favor insira o seu nome

- Publicidade -
- Publicidade -spot_img

Últimos Artigos

- Publicidade -
error: Conteúdo protegido