DestaqueValongo - Locomotiva histórica

Valongo – Locomotiva histórica

Relacionados

Conheça os Candidatos Autárquicos – Quem Quer Representá-lo?

As eleições aproximam-se e, com elas, chega o momento de tomarmos decisões que podem influenciar o nosso futuro. Mas, afinal, quem são as pessoas...

Paços de Ferreira: Um homem de 36 anos foi detido por tráfico de estupefacientes

Um homem de 36 anos foi detido pela GNR por tráfico de estupefacientes, apesar de já se encontrar a cumprir pena de prisão domiciliária...

Chineses da Aosheng instalam-se em Valongo e vão criar 200 postos de trabalho

A empresa de alta tecnologia chinesa Aosheng Hi-Tech vai instalar a sua primeira unidade de produção internacional em Valongo, no Panattoni Park Porto Valongo,...

A Câmara Municipal de Valongo, com a colaboração da CP – Comboios de Portugal e da IP – Infraestruturas de Portugal, reabilitou uma locomotiva histórica a vapor, com o objetivo de evocar a importância socioeconómica dos ferroviários e da ferrovia no concelho.

1.OK_.W.1

A locomotiva histórica E201 foi colocada estrategicamente junto à Estação de Ermesinde, para perpetuar a ligação do território e da comunidade à história da ferrovia e dos ferroviários.

A homenagem será formalizada pelo presidente da Câmara Municipal de Valongo, José Manuel Ribeiro, e pelo presidente da Junta de Freguesia de Ermesinde, João Morgado, no próximo sábado, dia 16 de julho, às 10h30.

“Agradeço ao grupo de antigos ferroviários que há uns anos nos lançou este desafio. Esta foi a melhor forma que encontramos de prestar homenagem à importância da ferrovia e dos ferroviários na história da Cidade de Ermesinde, do Município de Valongo e da ferrovia nacional. O setor ferroviário faz parte da nossa memória e da nossa identidade, mas é também uma peça fundamental para garantir o nosso futuro, por ser um dos meios de transporte mais sustentável, tanto para passageiros, como para mercadorias”, salienta José Manuel Ribeiro, referindo que o concelho de Valongo é atravessado pelas linhas ferroviárias do Minho, do Douro e de Leixões e futuramente será também o ponto de partida da linha do Vale do Sousa.

A locomotiva que foi minuciosamente restaurada nas Oficinas da CP, implicou um investimento de 100 mil€, incluindo o restauro e a empreitada de construção da plataforma com carris onde vai ficar instalada.

ferrvalongototal
Direitos Reservados
- Publicidade -
- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img

Últimos Artigos

- Publicidade -