O projeto, organizado pela Associação de Municípios do Douro e Tâmega (AMDT) teve o seu início em Agilide e procura aproximar os serviços junto das populações.
A viatura, que reúne as valências de espaço cidadão móvel e biblioteca ao mesmo tempo, vai percorrer os cinco municípios que integram a AMDT (Amarante, Baião, Celorico de Basto, Marco de Canaveses e Resende).
O Espaço Cidadão Móvel é um ponto de atendimento itinerante que leva mais de 35 serviços públicos às localidades mais afastadas dos centros urbanos e apoia as populações mais isoladas.
Os serviços não precisam de ser agendados e funcionam sem marcação.
No Espaço Cidadão Móvel, o utente pode tratar de vários assuntos relacionados com a Administração Pública, entre os quais alterar a morada do Cartão de Cidadão, ativar a Chave Móvel Digital (CMD), renovar a carta de condução, pedir o certificado do registo criminal, entre outros.
Por sua vez, a Biblioteca Itinerante surge com o objetivo de promover a literatura e a cultura aos cidadãos por onde passa.
A biblioteca conta com um acervo literário de 300 livros, disponibilizados pelos Municípios e os títulos vão sendo renovados de acordo com os pedidos dos utentes.
Em Celorico de Basto, o Espaço Cidadão Móvel começa por marcar presença em Agilde e em Fervença no dia 6 de janeiro.
No dia seguinte, de manhã, irá passar por Borba da Montanha e depois por Rego.
No dia 8 de janeiro o serviço encontra-se disponível primeiro em Caçarilhe e de seguida em Infesta.
No dia 9 de janeiro, de manhã, o Espaço Cidadão Móvel irá marcar presença em Basto (S. Clemente) e de tarde, em Ribas.
Por fim, no dia 10 de janeiro, o projeto acaba com uma visita ao Vale de Bouro.