A Guarda Nacional Republicana (GNR), através do Núcleo de Investigação Criminal (NIC) do Comando Territorial do Porto, e a Polícia de Segurança Pública (PSP), através da Divisão de Investigação Criminal do Comando Metropolitano do Porto, realizaram uma operação conjunta que resultou na detenção de três homens, com idades entre os 22 e os 33 anos, por crimes de furto qualificado em vários estabelecimentos comerciais localizados no Norte e Centro do país.
A operação, denominada “Golden Boys”, teve origem numa investigação que durava já há mais de seis meses. Os crimes de furto, cometidos com um modus operandi idêntico, afetaram vários proprietários, incluindo cadeias de franchising, causando um impacto significativo nas vítimas e gerando alarme social devido à frequência e à gravidade dos mesmos.
A investigação revelou que os suspeitos furtavam viaturas em várias localidades do norte de Portugal e utilizavam os veículos para cometer os arrombamentos em estabelecimentos comerciais. Um dos detidos está ainda referenciado pela utilização de uma arma de fogo em confrontos com pessoas num posto de abastecimento de combustível.
Durante a operação, foram realizadas seis buscas domiciliárias e uma busca não domiciliária, resultando na apreensão de vários materiais, entre os quais: 3.200 euros em numerário; Duas réplicas de armas de fogo; Três viaturas; Doze computadores portáteis; Seis telemóveis; Uma televisão e um monitor; Diversos artigos usados na prática dos furtos; Várias peças de vestuário furtadas de diferentes marcas; Um rádio walkie-talkie, um comando remoto e um íman para remoção de alarmes; Ferramentas para furtar viaturas.
Além disso, foram recuperadas duas viaturas furtadas, que se destinavam a novos crimes.
Os três suspeitos foram detidos fora de flagrante delito e presentes no Tribunal Judicial de Valongo.