O Comando Territorial do Porto, através do Serviço de Proteção da Natureza e do Ambiente (SEPNA) de Matosinhos, deteve, no passado dia 12 de setembro, um homem de 45 anos pelo crime de dano contra a natureza no concelho da Maia.
Durante uma operação de patrulhamento ambiental, os elementos do SEPNA detetaram a presença de um engenho utilizado para a captura ilegal de aves autóctones, numa área de mato da localidade. A ação policial resultou na identificação e detenção do suspeito, que, além das gaiolas, possuía um dispositivo sonoro utilizado como chamariz para atrair as aves.
A operação permitiu ainda o resgate de três pintassilgos (Carduelis carduelis) e um milheirinho (Serinus serinus), espécies protegidas, que foram entregues ao Parque Biológico de Vila Nova de Gaia.
O homem detido foi constituído arguido e os fatos foram comunicados ao Tribunal Judicial da Maia, onde será avaliado o prosseguimento da investigação.
A Guarda Nacional Republicana, por meio do SEPNA, continua a reforçar a proteção da fauna e flora nacionais, apelando à colaboração de todos na denúncia de infrações ambientais. Para esse fim, está disponível a Linha SOS Ambiente e Território (808 200 520), que funciona 24 horas por dia, sete dias por semana, para receber denúncias ou esclarecer dúvidas sobre questões ambientais.
Homem Detido por Dano contra a Natureza em Ação de Captura Ilegal de Aves na Maia

- Publicidade -
- Publicidade -
Últimos Artigos
- Publicidade -