O Governo alterou, na passada quinta-feira, as tabelas de referência das taxas de portagem, com exceção dos troços da A4 do Túnel do Marão e Vila Real-Bragança (Quintanilha), da A13 e da A 13-1.
De acordo com JN, nas restantes vias, “o desconto de 50% incide sobre as taxas de portagem aplicadas até 10 de janeiro desse ano e não sobre os montantes definidos no regime de desconto de 25% que vigorou até ao final do mês passado”. Só quem aderir à Via Verde pagará menos. Já os veículos de transporte coletivo de passageiros e de mercadorias terão de pedir um certificado junto do Instituto da Mobilidade e dos Transportes.
Um exemplo dado pelo JN é de que, na A4 – Túnel do Marão e Vila Real – Bragança, se tiver um carro classe 1, “do primeiro ao sétimo dia de viagem de cada mês, conta sempre com um desconto de 15% nas portagens. A partir do oitavo dia, a redução de preço é de 25% e incide sobre a taxa aplicada com desconto”.
Esta medida, aprovada pelo Orçamento de Estado deste ano, terá um encargo entre 117 e 149 milhões de euros, de acordo com o parecer da Unidade Técnica de Apoio Orçamental da Assembleia da República. O Governo estimou, ainda, um impacto de 160 milhões de euros anuais.