A Associação Jornada Principal avançou, através das próprias redes sociais, a realização de um apelo ao Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, o qual aconteceu na passada segunda-feira, à saída da Escola Básica e Secundária de Campo, em Valongo.
De acordo com um jornal regional local, António Vale, representante da Associação, afirmou estar a realizar um apelo para que o Presidente da República verifique o que se passa em Valongo, referindo estar “tudo na carta que entregamos e emails enviados para que possa constatar as anomalias que se passam naquele terreno”, referindo-se ao aterro de Sobrado.
O Presidente da República e o Presidente da Câmara de Valongo, José Ribeiro, estiverem presentes no local e acompanharam a manifestação. Um dos problemas evidenciados na manifestação foi o facto das crianças frequentarem uma escola a 350 metros do aterro, onde são depositados camiões de lixo indiscriminados.
A situação tem vindo a ser acompanhada pelas entidades competentes, bem como pela presidência da república e Câmara Municipal de Valongo. A população defende o encerramento do aterro, bem como da Recivalongo, evidenciando a existência de maus cheiros e pragas de mosquitos.