A Câmara Municipal de Paredes recebeu alunos no âmbito do projeto “Inteligência artificial, tecnologias e empregos do futuro”, do programa Erasmus+, o qual trouxe para o concelho alunos e professores da Bulgária, Polónia, França, Chipre e Roménia, para que estes possam conhecer os empregos do mundo contemporâneo altamente digitalizados.
A comitiva foi recebida pelo Vereador da Educação, Paulo Silva, no dia de ontem, no Salão Nobre da Câmara Municipal de Paredes, no âmbito da receção de boas-vindas, o membro do executivo sublinhou a importância dos projetos para a “partilha de conhecimentos entre os alunos e, consequentemente, o crescimento pessoal e profissional destes mesmos”.
Para o Diretor do Agrupamento de Escolas de Vilela, Albino Pereira, que marcou presença na sessão, foi importante realçar a importância do projeto na vida dos alunos. O intercâmbio de boas práticas consiste numa parceria entre seis escolas de ensino médio que oferecem a oportunidade aos alunos europeus de visitarem outros países da Europa e conhecerem empregos digitalizados do mundo contemporâneo em ambientes de trabalho diferentes, bem como os desafios do mercado de trabalho e as expectativas dos empregadores.
O projeto possui seis intercâmbios de curta duração, ao longo de dois anos, com grupos de alunos e atividades locais. A ideia será incentivar os alunos a realizarem pesquisas sobre as profissões extintas devido às revoluções industriais e tecnológicas, fazendo um prognóstico sobre quais as profissões que irão surgir no futuro devido ao avanço tecnológico e, principalmente, à inteligência artificial.