Foram entregues, no dia 17 de maio, os instrumentos, em regime de empréstimo, aos alunos que integram o projeto aLOL-adlibitum Orquestra de Lousada, que está a ser implementado na Escola Básica de Secundária de Lousada Oeste (Nevogilde) com o objetivo de integrar as crianças e jovens através da música. Os alunos protagonizaram um momento musical para os pais e professores presentes. Para dia 14, quarta-feira, já está marcado o primeiro concerto da Orquestra.
O projeto resulta de uma parceria entre o Ministério da Educação, o Agrupamento de Escolas Lousada Oeste, o Conservatório do Vale do Sousa e o Município de Lousada.
O Presidente da Câmara, Dr. Pedro Machado, destacou “a importância da música, pois através dela é possível aperfeiçoar uma série de capacidades, permitindo, neste caso, um desenvolvimento mais harmonioso dos alunos”.
A aLOL é constituída por 48 crianças e jovens em formato de Orquestra Clássica, com violino, viola d´arco, violoncelo, contrabaixo, oboé, clarinete, fagote, flauta, trompete, trombone, trompa e percussão.
A Câmara Municipal de Lousada adquiriu os instrumentos, num investimento de 17 mil euros, sendo que o Agrupamento de Escolas Lousada Oeste e Conservatório do Vale do Sousa partilham a direção artística.