No prazo estimado de 270 dias, a Polícia Municipal de Valongo vai ficar instalada no edifício da Avenida 5 de Outubro. O município assinou um auto de consignação e deu início à empreitada. As novas instalações ficarão no mesmo espaço onde funcionam a empresa municipal Vallis Habita e a BeWater – Águas de Valongo.
Esta empreitada foi adjudicada por 1.025.000 euros e, segundo o que adiantou a câmara municipal, em nota de imprensa, contempla “a reabilitação do edifício existente para instalação da Polícia Municipal e dos serviços de Proteção Civil, dotando-o de infraestruturas que cumpram a atual legislação”.
O Presidente da Câmara Municipal de Valongo, José Manuel Ribeiro afirmou, no auto de consignação da empreitada, que “A Polícia Municipal de Valongo vai finalmente ser uma realidade. Este corpo de segurança vai complementar o trabalho da Polícia de Segurança Polícia e da Guarda Nacional Republicana, contribuindo para prevenir e combater a criminalidade no nosso território e, sobretudo, para reforçar o sentimento de segurança na comunidade”.
A autarquia adiantou também que já está a decorrer o concurso público para a contratação dos agentes que vão integrar a Polícia Municipal de Valongo. A nova força de segurança do município deverá estar operacional no próximo ano, com um corpo inicial de 26 efetivos.