DesportoBasquetebolLousada - Gala do Desporto distinguiu atletas, clubes e modalidades

Lousada – Gala do Desporto distinguiu atletas, clubes e modalidades

Relacionados

Lousada: Homem morre após ser atingido por estrutura metálica

Um homem de 28 anos morreu, na tarde da passada terça-feira, dia 9 de julho, depois de ser atingido na cabeça por uma estrutura...

Paredes: Homem morre após ser atropelado

Um homem, de 70 anos, morreu, na passada sexta-feira, dia 5 de julho, após ter sido atropelado por um automóvel na Avenida da República,...

Penafiel: Homem é detido por violência doméstica e violação

A Polícia Judiciária deteve um homem de 54 anos suspeito de violência doméstica e de violação sobre a mulher há mais de um ano...

10

Equivalencia-ao-12o-ano-e1674474604629

A Gala do Desporto tem como objetivo principal distinguir e premiar todos aqueles que ao longo da sua vida e, em particular da época desportiva 2021/2022, tiveram um papel preponderante no desenvolvimento do desporto no Concelho de Lousada.

O Presidente da Câmara Municipal, Dr. Pedro Machado, começou por salientar que “Lousada é um Município que, reconhecidamente, oferece qualidade de vida, tendo o desporto um papel essencial para que tal se verifique. Isso é possível com investimento, com infraestruturas renovadas, mas, sobretudo, com a atividade do dia-a-dia sem discriminar qualquer atividade desportiva, procurando dar as melhores condições a todos, desde os mais jovens até aos mais velhos para que possam praticar as modalidades que pretendem e gostam”.

No entanto, o Presidente da Câmara acrescentou também a importância do “trabalho voluntário de todos os que estão envolvidos nas associações e clubes. A Gala é um modo de reconhecimento público pelo empenho, esforço e dedicação de muitas pessoas que, ao longo do ano, oferecem muito do seu tempo para estar ao dispor de um clube, de uma associação ou de uma modalidade desportiva. De nada vale ter boas infraestruturas e dinâmicas se não houver quem concretize tudo com trabalho, de mérito e valor”.

Prémios distinguiram a homenagearam Lousadenses

O prémio de Mérito Desportivo, na categoria de Homenagem e Distinção, foi entregue ao Dr. Jorge Magalhães. O prémio Dedicação foi para Luís Marques, do Lousada Voleibol Clube. A Modalidade do Ano mais votada foi o Voleibol e a Figura Desportiva é Ana Leal, treinadora da Equipa Masculina Sénior de futsal do Centro Cultural e Desportivo da Ordem. O Evento Desportivo do Ano foi atribuído ao Torneio de Verão de Boccia Sénior.

O Prémio Best Online, que é decidido pelos utilizadores do facebook do Município, foi para Gabriel Ferreira, da Apalou – Associação de Patinagem Artística de Lousada.

Na categoria de Prémios Coletivos a Associação Desportiva do Ano foi o Lousada Voleibol Clube, e a Equipa do Ano foi a equipa infantil feminina da Lousada Voleibol Clube.

No que respeita à categoria de prémios Individuais foram distinguidos Ariana Cardoso, do Núcleo Barrosas Amador, em atletismo, como Atleta Revelação do Ano. A Dirigente do Ano foi Ana Carvalho, do Futebol Clube de Romariz, e o Treinador do Ano foi Ricardo Bessa do Lousada Voleibol Clube. O prémio de Árbrito/Juiz do Ano foi entregue a André Isento. A Atleta do Ano Feminina foi Lara Couto, da Associação Desportiva de Lustosa, e o Atleta do Ano Masculino foi Nelson Moreira, do Núcleo Barrosos Amador. Luís Magalhães, da Lousada Séc.XXI, venceu o Atleta do Ano do Desporto Adaptado.

Receberam também distinções os Atletas ou Treinadores Integrantes em Seleções Nacionais e os Campeões em provas de âmbito local, regional, nacional ou internacional.

Reconhecimento pelo trabalho em período de pandemia e mais investimentos

Ainda no âmbito da Gala do Desporto, o Presidente da Câmara, Dr. Pedro Machado, teve a oportunidade de destacar que “o Município está reconhecido a todos os que durante o período da pandemia, com muitas dificuldades com que se foram deparando, em que a resiliência foi muito importante, pois muitas vezes nem se sabia lidar com as situações, mas ninguém ficou parado”.

O Dr. Pedro Machado anunciou ainda que “o Município continua atento a todas as modalidades e clubes, e sabe dos anseios das coletividades. Por isso, estamos já a conversar com alguns clubes e vamos agendar reuniões com outros para dar continuidade a um planeamento de requalificação de instalações desportivas”.

O Presidente da Câmara referiu ainda que “desde 2014, todo o investimento feito no concelho, a nível desportivo, foi apenas com o orçamento Municipal. Infelizmente e incompreensivelmente, o Quadro Comunitário de Apoio, que esteve em vigor dessa essa data, não alocou qualquer valor para a área do desporto”.

O novo Quadro Comunitário de Apoio (2030) prevê o financiamento de algumas situações, que pode fazer com que a autarquia possa efetuar mais obras, encurtando o planeamento da restruturação das instalações desportivas.

- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -spot_img

Últimos Artigos

- Publicidade -