Celebrar a importância da água de forma criativa foi o mote para o concurso lançado pela Águas de Paços de Ferreira às escolas do concelho. Os alunos do 3.º e 4.º anos estão já a criar poemas que promovem também a importância da escrita e da leitura.
22 de março de 2023 – No calendário, o Dia da Poesia (21 de março) e o Dia Mundial da Água (22 de março) estão lado a lado. O mesmo acontece na ação “Falar de água com amor”, que cruza os dois mundos numa atividade dedicada às escolas.
O ponto de partida é simples: expressar a importância que a água tem para a vida de cada um e do nosso planeta, através de um poema escrito à mão, onde constem as palavras “água” e “Paços de Ferreira”. A partir daí, cada criança dá asas à sua imaginação para escrever e até colorir a sua criação poética.
A iniciativa está já a decorrer nas escolas que podem submeter a concurso os poemas. Todas as criações serão depois avaliadas por um júri, que irá premiar, em maio, os três trabalhos que, em cada concelho, melhor expressem originalidade, criatividade, coerência e pertinência para o tema proposto.
“Esta iniciativa tem um caráter muito especial, por juntar a criatividade das crianças a um tema que é fundamental na sua formação: a proteção ambiental e, em concreto, de um recurso tão escasso quanto à água. Temos sentido a recetividade das escolas em participar neste desafio, deixando também claro o seu papel ativo na sensibilização ambiental dos mais pequenos – uma missão em que queremos estar lado a lado”, refere Arminda Silva, Diretora Geral da Águas de Paços de Ferreira.
“Falar de água com amor” integra um conjunto de iniciativas de educação ambiental em contexto escolar que estão a ser desenvolvidas pela Águas de Paços de Ferreira ao longo do ano letivo, que inclui também o “Uso Sustentável da Água”, um conjunto de sessões de sensibilização dedicadas a alunos do 5.º ao 8.º ano, que culmina num concurso de vídeo. Já a iniciativa “Água Segura” pretende sensibilizar alunos do 4.º ano, propondo-lhes também um concurso de desenho sobre o ciclo natural e urbano da água.