DestaqueÁguas de Paços de Ferreira desafia alunos a “falar de água com...

Águas de Paços de Ferreira desafia alunos a “falar de água com amor” em concurso de poesia

Relacionados

Lousada: Jovem é agredido por um grupo junto a escola

Um jovem de 17 anos foi agredido a murro por um grupo, de cinco a sete pessoas, e com idades entre os 18 e...

José Manuel da Costa Soares eleito Presidente da Fundação Inatel

José Manuel da Costa Soares, antigo autarca do PSD em Paços de Ferreira, foi nomeado por resolução governamental de 22 de Agosto, publicada na...

Homem de nacionalidade estrangeira morre afogado no rio Tâmega

Um homem com 33 anos, de nacionalidade romena, morreu, na passada quarta-feira, dia 11 de setembro, por afogamento no rio Tâmega. O alerta foi dado...

Celebrar a importância da água de forma criativa foi o mote para o concurso lançado pela Águas de Paços de Ferreira às escolas do concelho. Os alunos do 3.º e 4.º anos estão já a criar poemas que promovem também a importância da escrita e da leitura.

 22 de março de 2023 – No calendário, o Dia da Poesia (21 de março) e o Dia Mundial da Água (22 de março) estão lado a lado. O mesmo acontece na ação “Falar de água com amor”, que cruza os dois mundos numa atividade dedicada às escolas.

O ponto de partida é simples: expressar a importância que a água tem para a vida de cada um e do nosso planeta, através de um poema escrito à mão, onde constem as palavras “água” e “Paços de Ferreira”. A partir daí, cada criança dá asas à sua imaginação para escrever e até colorir a sua criação poética.

A iniciativa está já a decorrer nas escolas que podem submeter a concurso os poemas. Todas as criações serão depois avaliadas por um júri, que irá premiar, em maio, os três trabalhos que, em cada concelho, melhor expressem originalidade, criatividade, coerência e pertinência para o tema proposto.

 “Esta iniciativa tem um caráter muito especial, por juntar a criatividade das crianças a um tema que é fundamental na sua formação: a proteção ambiental e, em concreto, de um recurso tão escasso quanto à água. Temos sentido a recetividade das escolas em participar neste desafio, deixando também claro o seu papel ativo na sensibilização ambiental dos mais pequenos – uma missão em que queremos estar lado a lado”, refere Arminda Silva, Diretora Geral da Águas de Paços de Ferreira.

“Falar de água com amor” integra um conjunto de iniciativas de educação ambiental em contexto escolar que estão a ser desenvolvidas pela Águas de Paços de Ferreira ao longo do ano letivo, que inclui também o “Uso Sustentável da Água”, um conjunto de sessões de sensibilização dedicadas a alunos do 5.º ao 8.º ano, que culmina num concurso de vídeo. Já a iniciativa “Água Segura” pretende sensibilizar alunos do 4.º ano, propondo-lhes também um concurso de desenho sobre o ciclo natural e urbano da água.

- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -spot_img

Últimos Artigos

- Publicidade -