DestaqueAluna de Lousada ganha prémio com ideia para Mudar o Mundo

Aluna de Lousada ganha prémio com ideia para Mudar o Mundo

Relacionados

Cinfães: Homem detido por violência doméstica e posse de arma proibida

Um homem de 59 anos foi detido por posse de diversas armas e munições encontradas durante as diligencias de um processo de violência doméstica,...

Barcelos: Homem é detido depois de agredir policias

Um homem de 37 anos foi, na passada na quarta-feira, dia 17 de abril, detido pelo crime de agressão e injúria contra agentes da...

Santo Tirso: Homem que escondia droga num cofre é detido

A PSP deteve, na passada sexta feira, dia 12 de abril, um homem de 25 anos de idade por suspeita de tráfico de droga...

A Maria Júlia Queirós, aluna da Escola Básica de Lagoas, foi uma das finalistas da 4ª Edição do Concurso de Ideias do Mudar o Mundo, iniciativa promovida pela IRIS com o apoio do Município de Lousada.

A ideia da Maria Júlia designa-se “Reciclar cápsulas não faz mal!” e pretende ser um apelo à reciclagem das cápsulas de café, com a ajuda do Dr. João Afonso, professor titular que implementou o projeto Mudar o Mundo durante o ano letivo 2022/2023. O projeto conquistou o 7º lugar.

Estiveram 53 ideias a concurso, de Portugal e de outros países, sendo somente 10 projetos finalistas.

De acordo com a Maria Júlia Queirós “a minha ideia passa pela distribuição de mini ecopontos pelas famílias, bem como estabelecimentos de restauração. Estes por sua vez, depois de cheios, podem ser depositados nos ecopontos distribuídos pelos diferentes espaços da vila ou cidade”.

A jovem inventora destaca ainda que “ao reciclar as cápsulas de café, é possível reduzir significativamente a quantidade de resíduos que acabam em aterros sanitários, contribuindo para a diminuição da poluição do solo e do ar. Além disso, a reciclagem desses materiais ajuda a economizar recursos naturais, pois o alumínio e o plástico reciclados podem ser reutilizados na fabricação de novos produtos”.

De acordo com a organização que desenvolve este projeto “o Município de Lousada é pioneiro em levar a inovação e o empreendedorismo social às crianças. Desde 2018, a Câmara Municipal de Lousada, em parceria com a IRIS tem sensibilizado as crianças e os agentes educativos para estas temáticas tão importantes na atualidade. Desde 2021, o Município tem implementado com turmas do 1º ciclo o projeto educativo Mudar o Mundo, um projeto que tem como objetivos potenciar a criatividade das crianças, sensibilizando-as para os desafios sociais e ambientais que existem nas comunidades, e envolvendo-as ativamente na procura de soluções para os mesmos”.

De referir que todos os anos, durante o mês de março, é lançado um concurso online para crianças de modo a que apresentem ideias criativas, cuja finalidade passe por resolver problemas sociais e ambientais graves do mundo.

Esta é uma iniciativa é promovida pela IRIS e pelo Instituto Banco Europeu de Investimento e contou com o apoio da Radio Popular.

A IRIS é uma incubadora de inovação social, que acompanha e apoia o desenvolvimento de projetos de empreendedorismo social. Desenvolve a sua atividade desde 2017 e desenvolve ações de capacitação sobre inovação social que já chegaram a mais de 1500 participantes e foi dessa experiência que surgiu, em 2018, o programa educativo. Este projeto resulta da experiência no terreno com mais de 2400 crianças em mais de 70 contextos educativos.

 

- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -spot_img

Últimos Artigos

- Publicidade -