RegionalBaiãoCandidatura Fazer Acontecer anuncia medidas prioritárias para transformar Baião

Candidatura Fazer Acontecer anuncia medidas prioritárias para transformar Baião

Relacionados

Menina de 8 anos morre após despiste de automóvel

Uma criança de 8 anos perdeu tragicamente a vida na manhã da passada sexta-feira, na sequência de um violento acidente de viação ocorrido numa...

Valentim Sousa é o candidato da coligação MAIS (PSD/CDS) à Junta de Freguesia de Meixomil

Valentim Sousa foi anunciado como o candidato da coligação MAIS (PSD/CDS) à Junta de Freguesia de Meixomil, no concelho de Paços de Ferreira, para...

Presos de Paços de Ferreira celebram São João com álcool e música no pátio da cadeia

Alguns reclusos do Estabelecimento Prisional de Paços de Ferreira celebraram o São João com bebidas alcoólicas e música, contrariando os regulamentos da cadeia. A...

A coligação Fazer Acontecer, composta pelo PSD e CDS e liderada por Ana Raquel Azevedo, revelou hoje um conjunto de oito medidas prioritárias que irão impulsionar a transformação económica e social do concelho de Baião. A apresentação das medidas surge após a cerimónia oficial da candidatura, que decorreu no passado dia 14 de junho e contou com uma grande mobilização da população, que lotou o Auditório Municipal.

A candidata destaca a urgência das medidas face aos “preocupantes indicadores” que afetam Baião, nomeadamente as elevadas taxas de envelhecimento, a baixa taxa de natalidade, a escassez de emprego e o rendimento per capita, com o município a ser apontado, segundo o Instituto Nacional de Estatística, como o concelho mais atrasado do distrito. Nesse sentido, Ana Raquel Azevedo apresentou um conjunto de compromissos que visam reverter essa situação e garantir o futuro sustentável da região.

Neste sentido, a coligação propõe eliminar a participação do Município no IRS, o que permitirá uma redução de 5% ao longo dos quatro anos de mandato. Esta medida visa dar mais rendimento disponível às famílias, estimulando o consumo, a poupança e o investimento.

Será constituída uma equipa dedicada à captação de empresas e criação de emprego, com atuação transversal a todos os departamentos da Câmara Municipal, visando reduzir a burocracia e os custos associados à instalação de novas empresas em Baião.

A candidatura propõe também um programa de incentivos aos proprietários de imóveis, oferecendo garantias de renda e benefícios fiscais para aumentar a oferta de habitação acessível.

Compromete-se a desburocratizar e reforçar os serviços do departamento de urbanismo, de forma a agilizar processos e atrair investimentos para o concelho.

Será lançado um apoio de 1.200€ por cada criança nascida e residente em Baião, a ser utilizado no comércio local, com o objetivo de estimular a natalidade e dinamizar a economia da região.

Em colaboração com as IPSS e a rede social local, será criado um plano para combater a solidão entre os idosos, promovendo atividades e acompanhamento personalizado.

Com o objetivo de capacitar as futuras gerações, serão lançados projetos educativos gratuitos nas áreas de programação, robótica e literacia financeira para alunos entre o 6º e 9º ano de escolaridade.

Propõe, por fim, a criação de uma unidade de comando composta pelas corporações de bombeiros, forças de segurança e proteção civil do concelho, garantindo uma maior articulação e coordenação nas operações de emergência.

Em declarações, Ana Raquel Azevedo manifestou o seu otimismo em relação à candidatura, sublinhando o crescente apoio da população e o entusiasmo pela mudança. “as pessoas estão descontentes com o facto de Baião estar a ficar cada vez mais esquecido e parado comparativamente com os concelhos vizinhos, também estão cada vez mais entusiasmadas e disponíveis para se juntarem a esta candidatura e contribuírem para uma grande mudança no concelho. A todas essas pessoas, independentemente do Partido que são ou que votaram, quero transmitir-lhes confiança, apresentar-lhes o nosso programa, as nossas ideias, para que sintam que temos a energia, a força de vontade e a motivação para dar um novo impulso a Baião”, afirmou.

A candidata, Ana Raquel Azevedo, nascida em 1992 na freguesia de Âncede, é licenciada em Ciências da Nutrição pela Universidade do Porto e possui uma formação complementar em Gestão de Serviços. Empreendedora no setor da sustentabilidade têxtil, já exerceu cargos políticos significativos, sendo presidente do PSD Baião, líder da bancada do PSD na Assembleia Municipal desde 2017 e deputada da CIM Tâmega e Sousa desde 2021.

- Publicidade -
- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img

Últimos Artigos

- Publicidade -