DestaqueCIM do Tâmega e Sousa organiza encontro de partilha de boas práticas...

CIM do Tâmega e Sousa organiza encontro de partilha de boas práticas em conciliação e igualdade

Relacionados

Paços de Ferreira: Três homens detidos por furto qualificado

O Comando Territorial do Porto, através do Núcleo de Investigação Criminal (NIC) de Felgueiras deteve, no passado dia 22 de maio, três homens com...

Paços de Ferreira: Monte do Pilar recebe Prova de Trial

No próximo dia 26 de maio, o Monte do Pilar, em Penamaior, vai receber uma prova do Campeonato Nacional de Trial, inserida no calendário...

Santo Tirso: Motociclista morre após despiste na Serra da Agrela

Um homem de 33 anos morreu, no passado domingo, dia 19 de maio, na serra da Agrela, em Santo Tirso, após ter sofrido um...

A Comunidade Intermunicipal (CIM) do Tâmega e Sousa promove, nos dias 23 e 24 deste mês, um encontro de partilha de boas práticas do setor público e empresarial nas áreas da igualdade e conciliação entre a vida profissional, familiar e pessoal. O evento, que terá lugar na Quinta Fernando Horta, em Felgueiras, contará com a presença da Ministra Adjunta e dos Assuntos Parlamentares, Ana Catarina Mendes.

Este encontro surge na sequência da elaboração, no quadro da CIM do Tâmega e Sousa e sob a égide da Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género, de 11 Planos Municipais para a Igualdade e a Não Discriminação (PMIND), um por município integrante desta CIM, e de um Plano Intermunicipal para a Igualdade e a Não Discriminação.

Os PMIND são instrumentos de planeamento de políticas públicas para a igualdade ao nível local, que estabelecem estratégias e planos de ação de transformação das assimetrias de género, cabendo ao Plano Intermunicipal estabelecer uma estratégia de intervenção agregadora e complementar aos 11 PMIND, de modo a dar resposta aos domínios de intervenção identificados e para os quais se verifica a necessidade de avançar com um plano de ação de cariz intermunicipal.

Este encontro constituirá, por isso, uma oportunidade de partilha de experiências entre os municípios da região, incluindo os principais stakeholders envolvidos na elaboração dos 11 PMIND, bem como de identificação de boas práticas e casos de sucesso desenvolvidos por outras entidades intermunicipais e municípios do País, mas também no setor privado, que poderão ser um contributo acrescido ao nível das aprendizagens e do potencial de replicabilidade por entidades congéneres e noutros territórios.

Dirigido a técnicos dos municípios e entidades intermunicipais e outros profissionais que desempenham funções nesta área ou com interesse na mesma, o primeiro dia encontro colocará a tónica na experiência de outras comunidades intermunicipais e municípios, mas também no setor privado, com exemplos de associações empresariais e empresas. O segundo dia será dedicado ao trabalho desenvolvido nesta região ao nível municipal e intermunicipal, culminando com a apresentação de projetos nacionais que são referência em distintas áreas de intervenção, nomeadamente no desporto, na saúde, nas acessibilidades e na integração de imigrantes.

O programa completo segue em anexo.

A participação no encontro é gratuita, mas sujeita a inscrição prévia até 17 de maio. Os interessados podem inscrever-se no sítio da internet da CIM do Tâmega e Sousa, acessível em www.cimtamegaesousa.pt.

O Encontro de Partilha de Boas Práticas “Igualdade e conciliação entre a vida profissional, familiar e pessoal”, é promovido pela CIM do Tâmega, em articulação com os seus 11 Municípios, sendo cofinanciado pelo POISE – Programa Operacional Inclusão Social e Emprego, Portugal 2020 e União Europeia, através do FSE – Fundo Social Europeu.

- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -spot_img

Últimos Artigos

- Publicidade -