No passado dia 21 de janeiro, o Teatro da Trindade INATEL, em Lisboa, acolheu a Gala Social INATEL, um evento dedicado ao reconhecimento de pessoas e organizações que promovem uma sociedade mais justa e inclusiva.
A sessão de abertura contou com a intervenção da Ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Maria do Rosário Palma Ramalho, e do Presidente da Fundação INATEL, José Manuel da Costa Soares. Também estiveram presentes o Secretário de Estado do Trabalho, Adriano Rafael Sousa Moreira, e membros do Conselho de Administração da Fundação.
Durante a gala, foram homenageados trabalhadores, voluntários, associados e projetos que se destacaram em áreas como cultura, desporto, economia social e inclusão.
Entre os reconhecimentos atribuídos destacam-se os trabalhadores INATEL aposentados, pelo percurso de dedicação, os associados INATEL, pela promoção do espírito comunitário, os centros de cultura e desporto centenários, incluindo a Tuna Musical de Anta e o Conjunto Dramático 26 de Janeiro, os voluntários do projeto “Conversa Amiga INATEL”, pelo apoio comunitário e aldeia dos Sonhos 2024, atribuída a Barranha, em Aguiar da Beira.
Durante a gala foram também entregues os prémios de Mérito INATEL que destacaram personalidades e iniciativas em Cultura, Desporto, Intervenção Social e Sustentabilidade, premiando projetos como a Associação Cultural Moinho da Juventude, o Clube de Voleibol de Oeiras e o “Projeto Fundão acolhe”
O evento, que também celebra também os 90 anos da Fundação INATEL em 2025, foi apresentado por Fátima Lopes e contou com atuações musicais de destaque, incluindo uma homenagem do cantor FF a compositores e intérpretes portugueses e uma atuação do duo Miss Universo, que celebrou a identidade nacional.