DestaquePenafiel - Projeto inovador incentiva munícipes a fazerem a separação de resíduos...

Penafiel – Projeto inovador incentiva munícipes a fazerem a separação de resíduos de forma prática

Relacionados

Santo Tirso: Homem que escondia droga num cofre é detido

A PSP deteve, na passada sexta feira, dia 12 de abril, um homem de 25 anos de idade por suspeita de tráfico de droga...

Paços De Ferreira: Ciclovia que liga Paços de Ferreira a Freamunde é inaugurada

A Câmara Municipal de Paços de Ferreira inaugurou, no passado domingo, 14 de abril, a ciclovia que faz a ligação entre as cidades de...

Paços de Ferreira: Atletas Pacenses destacam-se no Campeonato Nacional

Nos passados dias 4 e 7 de abril, o Complexo Olímpico de Piscinas de Coimbra recebeu os Campeonatos Nacionais de Juvenis, Juniores e Absolutos...

O “Ecoponto em sua casa” – projeto piloto inovador de recolha seletiva porta-a-porta de papel/cartão, plástico e vidro -, promovido pela Câmara de Penafiel, através do pelouro do Ambiente, e a Junta de Freguesia de Penafiel, em parceria com a Ambisousa, está a decorrer a um bom ritmo. Neste momento e após, sensivelmente, um mês e meio de ter início o trabalho de sensibilização da comunidade para esta matéria nas 3 zonas-piloto selecionadas, localizadas em Milhundos, Santa Marta e Santa Luzia/Vila Gualdina, regista-se já a adesão de cerca de 200 habitações.

A previsão é que, nos próximos meses, 1250 habitações aderiam ao projeto, que estima recolher, anualmente, 84 toneladas de papel/cartão e de plástico e 86 toneladas de vidro. Se assim for, e dependendo de diversos factores, como o envolvimento da população, a taxa de separação dos materiais-alvo, etc, a perspectiva é de que, com a implementação desta medida, exista uma redução total na ordem dos 33% das quantidades de resíduos indiferenciados produzidos nas habitações visadas.

O projeto, levado a cabo no âmbito de uma candidatura da Ambisousa ao Programa Operacional da Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos (POSEUR), faz parte da política de sustentabilidade ambiente, e avançou como uma medida importante, vantajosa e inovadora, que pretende consciencializar a população para a importância da separação do lixo, facilitar e promover essa mesma separação e reciclagem dos resíduos e, finalmente, reduzir a quantidade de resíduos indiferenciados.

Recorde-se que, depois de os munícipes aceitarem participar, é-lhes entregue, gratuitamente, 3 contentores de 120 litros para deposição seletiva dos materiais. Mais tarde, nos dias indicados no calendário de recolhas, os contentores devem ser colocados à porta das moradias para que a viatura da Ambisousa proceda à recolha dos respetivos resíduos.

- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -spot_img

Últimos Artigos

- Publicidade -