A Direção-Geral da Saúde (DGS) em conjunto com o Infarmed já concluíram o processo para a aquisição dos dois medicamentos contra a Covid-19, aprovados pela Agência Europeia do Medicamento, a qual avançou esta conquista, na passada sexta-feira, em conferência de imprensa.
Os medicamentos Ronapreve e Regikirona são os primeiros medicamentos anticorpos monoclonais a receberem um parecer positivo do regulador europeu. Graça Freitas revelou que o Infarmed, enquanto entidade primeiramente responsável, já concluiu os processos para uma aquisição centralizada, tendo também acesso por via de aquisição não centralizada, uma via pertencente apenas a Portugal.
A Diretora-Geral da Saúde avançou que a missão é “garantir que quando há uma vacina ou medicamento eficaz a população residente em Portugal tem acesso a esse medicamento ou a essa vacina”.
A Agência Europeia do Medicamente já avaliou os dados de estudos que mostram que o tratamento com estes medicamentes reduz, significativamente, as hospitalizações e as mortes em doentes com Covid-19.