DestaqueINE regista diminuição nos indicadores de confiança dos Consumidores e no clima...

INE regista diminuição nos indicadores de confiança dos Consumidores e no clima económico

Relacionados

Paredes: Dois homens com antecedentes detidos por roubo

O Comando Territorial do Porto, através do Núcleo de Investigação Criminal de Penafiel deteve, no passado dia 12 de junho, dois homens de 28...

Santo Tirso: Câmara Municipal alvo de buscas pela PJ

A Polícia Judiciária do Porto realizou, na passada quarta-feira, dia 12 de junho, buscas na Câmara Municipal de Santo Tirso e em três empresas...

AD e PS dividem vitórias nos Concelhos da Região do Tâmega e Sousa

A população europeia, foi, no passado dia 09 de junho, chamada a votar para eleger os assentos no Parlamento Europeu. Na região do Tâmega...

De acordo com um estudo publicado pelo Instituto Nacional de Estatística, no dia de hoje, é possível verificar que, no decorrer do mês de outubro e novembro de 2021, o indicador de confiança dos consumidores sofreu uma diminuição significativa, quer ao nível da Construção e Obras Públicas e no Comércio, bem como na Indústria Transformadora e dos Serviços.

No mês de novembro, no âmbito da Construção de Obras Públicas e no Comércio, foi onde se registou uma diminuição mais significativa, após ter sido registado um aumento nos meses de agosto e setembro.

O INE avança, ainda, que o indicador de confiança aumentou no mês de novembro no setor da Indústria Transformadora, contrariando a diminuição observada no mês anterior. No caso dos serviços, houve uma prolongação do movimento do mês de outubro.

Nos últimos três meses, o saldo das perspetivas dos consumidores, relativas à evolução dos preços aumentou de forma expressiva em outubro e novembro, atingindo o valor máximo dos últimos dez anos.

As expectativas dos empresários sobre a evolução futura dos preços de venda atingiram o valor máximo das respetivas séries na Construção e Obras Públicas, enquanto que, na Indústria Transformadora, situam-se no valor máximo desde novembro de 1990, sendo que o saldo das expectativas de evolução dos preços de prestação de Serviços aproximou-se do máximo da série, registado em novembro de 2005.

Os dados relativos aos consumidores foram recolhidos no decorrer do mês de novembro, entre os dias 2 e 12, tendo sido obtidas 1296 respostas, através de entrevistas telefónicas. Já no caso dos inquéritos às empresas, os dados foram recolhidos entre o dia 1 e 23 de dezembro.

- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -spot_img

Últimos Artigos

- Publicidade -