NacionalLinha Internet Segura da APAV regista aumento no número de contactos em...

Linha Internet Segura da APAV regista aumento no número de contactos em 2021

Relacionados

Paredes: Jovem detido por tráfico de estupefacientes

O Comando Territorial do Porto, através do Posto Territorial de Paredes deteve, no passado dia 24 de julho, um homem 20 anos, por tráfico...

Paredes: Homem morre após despiste de mota

Um homem, de 29 anos, morreu, no último sábado, dia 20 de julho, na sequência de um acidente na Rua da Ferrugenta em Lordelo,...

Paredes: Idosa morre após despiste de carro

Uma idosa, de 81 anos, morreu, na manhã do passado dia 17 de julho, quando o carro que conduzia se despistou e embateu contra...

O Mês Europeu da Cibersegurança é celebrado em outubro e é uma iniciativa anual de sensibilização organizada pela Comissão Europeia e pela Agência da União Europeia para a Cibersegurança (ENISA) dedicada à promoção da cibersegurança entre cidadãos e organizações, bem como ao fornecimento de informações atualizadas sobre a segurança online através da sensibilização e da partilha de boas práticas.

A Associação de Apoio às Vítimas (APAV) nacional celebra este dia em conjunto com a ENISA e refere, através de um comunicado, que a Covid-19 veio testar a resiliência da segurança online no mundo, levando mais cidadãos a conduzir as vidas diárias online. Assim, a APAV alerta para a importância da utilização segura da internet.

De acordo com um estudo realizado pela Norton, uma empresa que fornece software e serviços de segurança cibernética, refere que 1 em cada 5 utilizadores de dispositivos eletrónicos não toma medidas para proteger os dispositivos e, se o dispositivo for hackeado, “a grande maioria (87%) diz que tomaria medidas para mitigar os efeitos do ataque, a maioria refere que as ações a tomar seriam alterar a configurações de privacidade e/ou alterar as palavras-passe (51%)”.

O estudo acrescenta ainda que cerca de 1 em cada 3 utilizadores nega permissões de acesso das aplicações aos dispositivos (35%), alterando as palavras passe de origem dos dispositivos (33%), atualizando regularmente as palavras passe das suas aplicações (30%) ou instalando um software de proteção contra ataques informáticos (29%).

A Linha Internet Segura, pertencente à APAV, verificou um aumento do número de contactos após a pandemia de Covid-19, contabilizando, no período de janeiro a setembro do presente ano, 337 contactos realizados para esclarecimentos e apoio. A APAV destaca que “30% dos contactos realizados estão associados a ataques à segurança da informação dos utilizadores, sobretudo esquemas de Phishing (envio de emails fraudulentos tendo em vista a obtenção de informação pessoal e confidencial) e Smishing (envio de SMS fraudulentas) e falsidade informática” avança, em comunicado, a APAV.

- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -spot_img

Últimos Artigos

- Publicidade -