DestaqueMinistério Público realizará amanhã um evento no âmbito da prevenção de fraude

Ministério Público realizará amanhã um evento no âmbito da prevenção de fraude

Relacionados

Homem detido por tráfico de estupefacientes em Lousado, Vila Nova de Famalicão

Um homem de 30 anos foi detido no dia 22 de janeiro por suspeita de tráfico de estupefacientes, na localidade de Lousado, concelho de...

Miguel Pereira candidata-se à liderança do PSD de Paços de Ferreira

Miguel Pereira anunciou a sua candidatura à presidência da Comissão Política Concelhia do Partido Social Democrata de Paços de Ferreira, no âmbito das eleições...

Noites Acústicas regressam a Lousada em 2026 com cartaz maioritariamente nacional

A edição de 2026 das Noites Acústicas de Lousada arranca no próximo dia 31 de janeiro, com a atuação de Noiserv, dando início a...

O Ministério Público avança que, no âmbito da prevenção da fraude com fundos europeus, realizar-se-á amanhã um evento com o tema central “Accountability e democratização das instituições – Prevenção da fraude”, pelas 14h00, nas instalações da Nova SBE em Carcavelos.

A iniciativa, de acordo com o Ministério Público, pretende dar a conhecer os projetos desenvolvidos no primeiro ano de existência pelo Grupo de Reflexão (Think Tank) “constituído com vista a contribuir para uma melhor utilização dos recursos financeiros da União Europeia e promover uma abordagem antecipatória de fenómenos e comportamentos fraudulentos ou irregulares, suscetíveis de colocarem em causa as políticas públicas da UE, como a coesão, a convergência e o desenvolvimento económico-social”, avança, em nota, o Ministério Público.

O Grupo de Reflexão tem como objetivo obstar a enviesamentos na utilização dos referidos recursos financeiros através de uma avaliação preventiva e multidisciplinar das respostas dadas por esses fundos e respetiva governança, contribuindo para a identificação de risco de fenómenos fraudulentos, bem como para a definição de estratégias de prevenção e fraude.

O Ministério Público pretende, através deste evento, incentivar o debate público sobre os temas da “transparência, accountability e democratização das instituições como formas de prevenção de fraude no contexto dos Fundos Europeus, bem como fomentar a partilha de perspetivas sobre estas matérias”, refere.

Irão participar, no evento, personalidade de diversas áreas, entre as quais o Presidente da Comissão de Acompanhamento do Plano de Recuperação e Resiliência. Os trabalhos contam com apresentações de abertura por parte do Presidente da República e da Procuradora-Geral da República.

- Publicidade -
- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img

Últimos Artigos

- Publicidade -