As primeiras vacinas para as crianças dos 5 aos 11 anos chegarão a Portugal no próximo dia 13 de dezembro. A informação foi avançada pelo Secretário de Estado Adjunto da Saúde, que contabiliza a chegada de 300 mil vacinas do consórcio farmacêutico BioNTech/Pfizer.
De acordo com o secretário, “vão chegar cerca de 300 mil vacinas no dia 13 de dezembro e, depois, durante o mês de janeiro, chegarão mais 400 mil vacinas, o que, para esta população, será suficiente”, explicou esta segunda-feira, acrescentando tratar-se de “uma vacinação diferente porque é por unidose, de 10 microgramas, cerca de um terço da dose de um adulto”.
Um total de 700 mil vacinas, de acordo com o SNS, deverão assegurar as necessidades nacionais para vacinar todas as crianças dos 5 aos 11 anos, através de um processo de inoculação que está em fase de preparação e que aguarda pelo aval da Comissão Técnica de Vacinação.
O governante destacou os números relativos à vacinação contra a Covid-19 em Portugal, sublinhando a realização de mais de 1,5 milhões de doses de reforço e dois milhões da vacina contra a gripe até ao momento.