DestaquePSD exige imediatas decisões no tratamento do lixo urbano

PSD exige imediatas decisões no tratamento do lixo urbano

Relacionados

Paços de Ferreira: PSD denúncia a desonestidade do executivo socialista sobre a construção do posto da GNR de Freamunde

O PSD de Paços de Ferreira acusou o executivo municipal de “desonestidade política”, a acerca da construção do novo Posto Territorial da GNR de...

Valongo: Funcionários de junta constituídos arguidos por provocar incêndio

Quatro funcionários da Junta de Freguesia da União de Freguesias de Campo e Sobrado, em Valongo, foram identificados e constituídos arguidos pela suposta autoria...

Lousada: Jovem é agredido por um grupo junto a escola

Um jovem de 17 anos foi agredido a murro por um grupo, de cinco a sete pessoas, e com idades entre os 18 e...

“Portugal vai entrar em rutura dentro de sete anos no depósito, tratamento e reciclagem do lixo urbano. Os aterros sanitários vão atingir a sua saturação e como consequência o seu ponto de rutura, sem que se vislumbre qualquer solução e nem tão pouco existe qualquer projeto de descontaminação dos terrenos que estão hoje a recebem os resíduos urbanos.

O PSD vai na Assembleia da Republica questionar o Governo, nomeadamente o ministro do Ambiente, a razão que o impediu de colocar no PRR, as verbas necessárias para resolver o pesadelo ambiental que se avizinha. Para evitar uma situação inimaginável na coleta dos resíduos urbanos é urgente investir cerca 2,7 mil milhões de euros”, disse Sérgio Humberto, presidente da Distrital do PSD do Porto, numa iniciativa partidária sob o tema “Ambiente e Energia, os desafios do século”, que decorreu no sábado na junta de freguesia de Ermesinde, Valongo.

Foto-Ambiente-7-e1698058383840
Direitos Reservados

É necessária e urgente uma terceira linha de execução de reciclagem na Lipor e uma quarta na Valorsul para que estas estruturas possam dar resolução ao tratamento dos resíduos urbanos. Para além disso, segundo o líder da Distrital do PSD é também urgente a instalação de duas incineradoras: uma no centro do país e outra para servir o Algarve e o Alentejo

O PSD não pode pactuar com o silêncio comprometedor do governo socialista nesta área ambiental. Os portugueses, felizmente, têm aderido, à reciclagem dos resíduos urbanos. Mas caso o Governo não tome medidas urgentes, e imediatas, a população terá que conviver com o lixo à sua porta, porque há o risco de a breve prazo já não existirem meios para a devida valorização e recolha do mesmo”, alerta Sérgio Humberto.

Este dirigente social democrata lamenta ainda que o ministro do Ambiente e da Ação Climática, Duarte Cordeiro, ainda não tenha concretizado o concurso, lançado há dois anos, para a concessão das redes municipais de baixa tensão.

“Para servir interesses de terceiros, o governo está a prejudicar o serviço público e as autarquias. Urge conhecer as razões deste prolongado atraso na concretização deste concurso”, observa Sérgio Humberto que garante que os deputados do PSD irão abordar em sede própria todos estes dossiers.

Foto-Ambiente-5-e1698058429909
Direitos Reservados

Participaram neste debate ambiental, Mira Amaral, ex-ministro da Industria e Ambiente, Aires Pereira, presidente da Câmara da Póvoa de Varzim e membro efetivo da Comissão de Ambiente, Alterações Climáticas e Energia do Comité das Regiões Europeias, Fernando Leite, especialista no setor de resíduos urbanos, Ricardo Nunes, Chief Strategy Officer do OMIP (Operador do Mercado Ibérico de Energia), e Fernando Ferreira, especialista em Obras Públicas de Ambiente e administrador executivo da Valor Sul.

António Leitão Amaro, vice-presidente da nacional do PSD, também presente neste workshop promovido pela Distrital do Porto, corroborou com as preocupações manifestadas por Sérgio Humberto e garantiu aos presentes, que lotaram o auditório daquela Junta de Freguesia, que o partido está sensibilizado, mais do que nunca, para os problemas ambientais que foram discutidos na iniciativa sobre a responsabilidade de Tiago Sá Carneiro, Coordenador da Academia de Formação do PSD Distrital do Porto.”

- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -spot_img

Últimos Artigos

- Publicidade -