O Secretário de Estado Adjunto e da Saúde, António Lacerda Sales, afirmou em Braga, na passada quinta-feira, que o Governo vai reforçar a “atenção” à questão da legionela como uma estratégia que estará pronta até ao final do ano.
Em declarações aos jornalistas, no âmbito do 38º Encontro Nacional de Medicina Geral e Familiar, Lacerda Sales enfatizou “que o Governo está a olhar ‘com muita atenção’ para o Programa de Intervenção Operacional de Prevenção Ambiental da Legionela (PIOPAL)”, avança o DN.
António Lacerda Sales, referiu o dever de “reforçar a nossa atenção a esta questão da legionela”, acrescentando que “há uma nova estratégica que até o final do ano sairá por parte da Direção-Geral da Saúde, em conjunto com o INSA (Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge)”.
O Secretário de Estado Adjunto e da Saúde avança ainda estar “a olhar com muita atenção para o PIOPAL, um programa que revisita toda esta questão da legionela, quer através da monitorização, quer através da fiscalização de instituições de saúde”.
O DN relembra que há um ano houve um surto de legionela em Vila do Conde, Póvoa de Varzim e Matosinhos que provocou 14 mortes, tendo sido diagnosticada a doença em 89 pessoas. O Ministério Público abriu um inquérito para investigação das causas do surto.