São as pessoas que acrescentam valor aos territórios e são força motriz da sua evolução! Pelo que uma boa estratégia de crescimento de um território tem de passar, naturalmente, pelas pessoas. E aqui os eixos são claros: a qualidade de vida depende muito da literacia social e da disponibilidade de recursos.
Numa sociedade em constante mudança, é necessária uma abordagem holística e agregadora, com capacidade para pensar o futuro executando-o de forma ágil! A promoção de uma cultura de carácter, valores e cidadania nos territórios é garantia de um bem-estar social sólido.
Paredes está em pleno eixo de desenvolvimento da área metropolitana do Porto. Distando a apenas 30 kms do Centro do Porto, tem todas as características geográficas para se alavancar. Por outro lado, está também dentro da Rota do Românico e em eixo de ligação com o Douro (o que dispensa explanações). Tem ainda um conjunto de recursos endógenos e uma mancha verde alargada, cimentando a componente ambiental necessária para a consolidação de uma existência mais sustentável. É por isso um território com uma localização privilegiada, com uma demografia muito jovem, e um conjunto de características únicas, que podem e devem ser maximizadas.
Colocar Paredes na rota dos destinos de investimento e de sociedade só depende de uma articulação clara de todos os players de mercado, com uma aposta num Crescimento Inteligente, Sustentável e Inclusivo, na Coesão Económica e Social, e em diferentes Políticas de Literacia Social para a próxima geração, crianças e jovens.
É necessário virar a página da história e olhar para o futuro com um projeto diferente. Paredes pode não ter tido agilidade no passado, pode ter até adormecido e perdido a ambição de crescer, mas o futuro só depende dos Paredenses! O futuro começa hoje.