Apesar do atípico contexto pandémico, em 2020, o Centro de Reabilitação Animais de Gaia apresentou um aumento na taxa de adoção. Em comparação com 2018 e 2019, onde as taxas de adoção eram de 67% e 73%, em 2020 registou-se uma taxa de 85%, tendo sido adotados 256 animais.
No passado ano, foram igualmente recolhidos e entregues ao Centro de Reabilitação Animais de Gaia, um total de 301 animais, o que significa uma diminuição de 57 animais em comparação com o ano de 2019, adianta o município de Gaia.
Tendo em conta o contexto pandémico, pretende-se continuar a alertar a população para a “problemática do abandono dos animais, promovendo campanhas que pretendem incentivar a adoção consciente e responsável e reforçar que um animal de companhia é um compromisso a longo prazo e passará a fazer parte da família”, refere o município.
O município de Gaia declara que, para equilibrar o número de recolhas/entregas de forma a evitar a sobrelotação de instalações, o Centro de Reabilitação de Animais “continua a promover campanhas de adoção mensais (mais pontuais devido ao contexto pandémico atual), em que o município oferece a identificação eletrónica, desparasitação, esterilização e vacinação”.
Tendo em conta a situação pandémica que o país atravessa, as restrições estão implícitas e implicam, quer ao nível das campanhas, quer ao atendimento pessoal, que seja realizada uma marcação prévia, que poderá ser efetuada através do número telefónico 22 374 24 09, ou por email: centroanimal@cm-gaia.pt.
Todos os animais que estão disponíveis para adoção podem ser conhecidos no Centro de Reabilitação para Animais, através do site, de acordo com o animal pretendido, seja cão ou gato.