A associação de pais dos alunos das Escola Básica de Vilela, em Paredes, lançou, na semana passada, uma petição contra a falta de climatização das salas de aula e pedem uma intervenção urgente na escola.
Na petição, que já conta com 427 assinaturas, pode ler-se que que as elevadas temperaturas que se fizeram sentir desde o início do ano letivo em setembro, “comprometeu o bem-estar das crianças, assim como o seu desempenho escolar”.
De acordo com os encarregados de educação, este problema já foi reportado à autarquia “há muitos anos”, tendo nenhuma ação para remediar o assunto sido tomada. Chegam ainda a salientar que, “no dia 11 de outubro, pelas 17h00, foi registada numa das salas de aulas uma temperatura de 30 graus”, o que resultou com que os alunos tivessem que se deslocar para outra zona do recinto.
Os pais temem que a situação volte a não ser resolvida e quando regressarem os dias de maior calor os alunos, professores e funcionários da escola, voltem a ser prejudicados, por isso dizem que “é imperativo que o problema seja resolvido urgentemente”.