RegionalBaiãoAbatidos 429 ninhos de vespa asiática em Baião no ano de 2021

Abatidos 429 ninhos de vespa asiática em Baião no ano de 2021

Relacionados

Felgueiras: Homem detido por violência doméstica tenta agredir guardas

A Guarda Nacional Republicana deteve, no passado dia 19 de abril, um homem de 60 anos, por violência doméstica, no concelho de Felgueiras.  Em comunicado,...

Paredes: Grande Prémio de ciclismo OJOGO volta à cidade

O Grande Prémio de Ciclismo OJOGO volta a Paredes na última etapa da 12.ª edição, no dia 28 de abril. A prova, tem partida...

Cinfães: Homem detido por violência doméstica e posse de arma proibida

Um homem de 59 anos foi detido por posse de diversas armas e munições encontradas durante as diligencias de um processo de violência doméstica,...

No decorrer do ano de 2021, os Bombeiros Voluntários de Baião e de Santa Marinha do Zêzere procederam à destruição de 429 ninhos de vespa velutina no concelho, uma ação que foi acompanhada pelo Serviço Municipal da Proteção Civil de Baião. Foi analisado um crescimento de 75 por cento face ao ano anterior (2020), em que se removeram 245 ninhos de vespa asiática em Baião.

As intervenções são realizadas por parte de técnicos capacitados para o efeito, protegidos com equipamentos de proteção adequados, sendo asseguradas todas as medidas de segurança necessárias para evitar a colocação das populações em risco.

Por forma a garantir uma resposta célere e eficiente, a Câmara Municipal de Baião e as duas corporações de bombeiros do concelho realizaram um acordo em que passariam a ser estas as entidades responsáveis e com competência para a eliminação destes ninhos.

A autarquia baionense atribui, anualmente, 10 mil euros às corporações de bombeiros para realizaram esta atividade de remoção de ninhos de vespa asiática. Assim, a Câmara Municipal, no âmbito deste acordo, ficou responsável por gerir as denúncias recebidas pelos cidadãos, encaminhando as mesmas corporações de Bombeiros para extermínio dos ninhos.

O vice-presidente da Câmara Municipal, Filipe Fonseca, afirmou que a junção de esforços “é muito positiva no combate a esta espécie, pois assim torna-se mais eficiente e mais rápida esta luta, por isso quero agradecer às duas corporações de Bombeiros do nosso concelho todo o empenho e dedicação”.

A autarquia avança, ainda, que as denúncias da existência de ninhos de Vespa Asiática deverão ser comunicadas através da inserção/georreferencia a localização do ninho e preenchimento do formulário com informação sobre os mesmos, disponível no portal “Sosvespa”, com o anexo de uma fotografia do ninho, para possibilitar a identificação do mesmo.

Já as juntas de freguesia locais disponibilizam-se, também, para esclarecimentos e auxiliar os cidadãos no preenchimento dos dados na plataforma “Sosvespa” e, para qualquer informação, deverão ser comunicadas as informações à Câmara Municipal para dar seguimento ao processo.

- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -spot_img

Últimos Artigos

- Publicidade -