1.7 C
Munique
16.5 C
Porto
RegionalBaiãoMunicípio de Baião recebeu seminário sobre incêndios e gestão florestal

Município de Baião recebeu seminário sobre incêndios e gestão florestal

Relacionados

Paredes: Nova creche para 60 crianças em Gandra pronta em 18 meses

O edifício do antigo jardim de infância de Trás-as-Vessadas, em Gandra, vai ser requalificado e convertido numa creche com capacidade para 60 crianças, dos 4...

Penafiel: Lar é alvo de buscas por suspeita de falta de instalações adequadas e maus tratos

As Autoridades de saúde, da segurança social juntamente com a GNR realizaram, na última quinta-feira, buscas numa instituição de acolhimento de idosos na zona...

Valongo aprova o maior orçamento de sempre

A proposta de Orçamento e Grandes Opções do Plano da Câmara Municipal de Valongo para o ano 2024 tem o montante total de 114.930.000€,...

O município de Baião acolheu, no passado dia 22 de dezembro, um seminário sobre “Incêndios Florestais e Gestão Florestal” no qual participaram investigadores universitários das áreas da geografia e da proteção civil, bem como agentes da proteção civil. Nomeadamente os comandantes dos Bombeiros Voluntários de Baião e de Santa Marinha do Zêzere, respetivamente Alexandre Pinto e Márcio Vil, o comandante da GNR de Baião, Sargento-Ajudante José Alves e o coordenador operacional municipal da Proteção Civil, José Manuel Ribeiro.

O encontro foi realizado no âmbito do projeto “o3F – Um Framework de otimização para reduzir os Incêndios Florestais” no qual participaram a Universidade do Minho, o Instituto Superior de Agronomia da Universidade de Lisboa e de Aveiro. O projeto tem o apoio da Fundação para a Ciência e Tecnologia.

Foi permitido aos docentes e estudantes universitários uma visita para conhecimento do concelho de Baião, tendo sido colocados desafios no ordenamento do território, na gestão florestal e nas operações de proteção civil, particularmente no combate a incêndios rurais.

A iniciativa contou, inicialmente, com uma visita à serra do Marão onde se analisaram alguns pontos críticos no que diz respeito ao combate a incêndios.

Seguiu-se um debate na Casa de Chavães onde se apresentaram temas como “a defesa da floresta contra incêndios em Baião”, nomeadamente por parte do coordenador operacional municipal da Proteção Civil, José Manuel Ribeiro; “O3F – Um Framework de otimização para redução de incêndios florestais”, por Filipe Alvelos da Universidade do Minho; “O grande incêndio florestal de 2019 em Baião”, comunicação feita por António Bento Gonçalves também da Universidade do Minho ou “Gestão florestal: o caso das Zonas de Intervenção Florestal de Paiva e Entre Douro e Sousa”, que ficou a cargo de Susete Marques, por parte do Instituto Superior de Agronomia da Universidade de Lisboa.

- Publicidade -

Deixe um comentário

Por favor deixe o seu comentário
Por favor insira o seu nome

- Publicidade -
- Publicidade -spot_img

Últimos Artigos

- Publicidade -