No ano de 2019, no Centro Hospitalar do Tâmega e Sousa (CHTS) foi iniciado um projeto na área da enfermagem, considerado “inovador” a nível nacional e que está diretamente ligado ao projeto lançado pela Ordem dos Enfermeiros, a Acreditação da Idoneidade Formativa dos Contextos da Prática Clínica (AIFCPC), que certifica os requisitos necessários para formação de enfermeiros e que garante a qualidade dos formadores e da prestação dos cuidados de enfermagem aos utentes, através dos peritos na área.
Até à data, o CHTS é considerado o primeiro e único hospital do país com serviços certificados no âmbito da AIFCPC e, além dos nove serviços que já obtiveram idoneidade formativa, lidera igualmente, a nível nacional, o número de candidaturas – com 19 candidaturas submetidas e sete a serem construídas na plataforma.
Os serviços do CHTS que já se encontram certificados pela OE são: especialidade cirúrgica, cirurgia 2, serviço de urgência básica, serviço de urgência médico-cirúrgica, unidade intermédia polivalente, medicina unidade funcional 1, medicina unidade funcional 3 e unidade de hospitalização domiciliária.
A idoneidade formativa dos contextos de prática clínica em enfermagem é um projeto nacional da Ordem dos Enfermeiros com o objetivo de certificar que um determinado contexto da prática clínica tem um ambiente favorável e propício à aquisição e desenvolvimento de competências e apoiem a melhoria da prática profissional.
A certificação de competências e a qualidade dos cuidados de enfermagem garante os requisitos fundamentais para a formação de enfermeiros e enfermeiras especialistas.
Os contextos têm permitido que o CHTS desempenhe um forte papel como Hospital Escolar e, em 2021, recebeu cerca de 1000 alunos de Licenciatura em Enfermagem e 229 alunos de cursos pós-licenciatura.
A concessão de idoneidade formativa aos serviços do CHTS é uma mais-valia na formação e futuro profissional destes alunos.