Teach For All, nome do projeto, nasce de uma parceria que visa promover o sucesso escolar dos alunos da região
Em conjunto com os seus 11 municípios e agrupamentos escolares da região, a Comunidade Intermunicipal do Tâmega e Sousa (CIM do Tâmega e Sousa) irá implementar um programa de formação e desenvolvimento de liderança para “promoção do sucesso educativo”, adianta o CIM do Tâmega e Sousa em nota.
O programa em questão, inserido no âmbito da estratégia educativa TâmegaSousa – Plano Integrado e Inovador de Combate ao Insucesso Escolar do Tâmega e Sousa (PIICIE do Tâmega e Sousa, será dinamizado pela “associação Teach For Portugal, uma organização portuguesa sem fins lucrativos que pertence à rede internacional Teach For All e que tem por missão diminuir a desigualdade educativa e garantir que todas as crianças têm acesso às mesmas oportunidades de educação, independentemente do seu contexto socioeconómico”, refere nota.
Pretende-se, através deste projeto, promover uma melhoria do desempenho escolar dos alunos, nomeadamente os mais desfavorecidos, assim como reduzir a taxa de retenção e abandono escolar precoce no Tâmega e Sousa.
O Teach For All é baseado num modelo, testado e replicado em 58 países da rede Teach For All, a implementar ao longo de “dois anos letivos em 11 escolas da região, uma por concelho, sendo especialmente dirigido a crianças do 2.º ciclo do ensino básico” sendo que, durante esse tempo, cada escola passa a dispor de um membro da Teach For Portugal, designando-se de mentor.
De acordo com o CIM Tâmega e Sousa, o mentor irá trabalhar “em parceria com um professor, chamado de professor-mentor, apoiando-o na planificação e preparação das aulas, mas atuando, sobretudo, em quatro dimensões: resultados académicos, consciência do eu, gestão emocional e liderança. Este trabalho é feito através do desenvolvimento de atividades pedagógicas e lúdicas, durante e fora do período letivo, de forma presencial ou online, enquanto vigorar o ensino à distância”, adianta.
O objetivo deste projeto será “impedir que o contexto socioeconómico de um aluno o impeça de atingir a realização pessoal e profissional”, sendo que os mentores deverão colocar em evidência o que de melhor há em cada criança.
Assim, além das dinâmicas realizadas em sala de aula e online, caberá a cada mentor o desenvolvimento de um projeto escolar e m projeto comunitário “assentes na relação escola-família-comunidade”, procurando, com estes projetos, envolver de forma participativa os alunos, professores, diretores e pessoal não docente, bem como pais e encarregados de educação, associações de pais, instituições locais, associações desportivas e comunidade em geral no processo educativo, de forma a promover a participação efetiva na promoção do sucesso escolar dos alunos.
Este é um projeto cofinanciado pelo Norte 2020, Portugal 2020 e União Europeia, através do Fundo Social Europeu.