RegionalCinfãesCinfães já assinou acordo com o IHRU no âmbito do Programa do...

Cinfães já assinou acordo com o IHRU no âmbito do Programa do 1º Direito

Relacionados

Paulo Rangel visita Paços de Ferreira em ação de campanha da Aliança Democrática (AD)

Paulo Rangel, cabeça de lista da Aliança Democrática (AD) pelo círculo eleitoral do Porto às próximas eleições europeias, esteve no passado domingo, dia 4...

Jovem de 17 anos detido por tráfico de estupefacientes em Paços de Ferreira

Um jovem de 17 anos foi detido no dia 24 de abril, no concelho de Paços de Ferreira, por suspeitas de envolvimento em tráfico...

Humberto Brito “Inocente”? Fonte Revela: “Absolvido por Falta de Provas, porém com reprimenda!”

Presidente da Comissão Política Concelhia do Partido Socialista sob fogo! Escândalo de violência doméstica reacende polémica no PS. População e militantes exigem respostas! Humberto Brito:...

O Presidente da Câmara Municipal de Cinfães, Armando Mourisco, assinou com o Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana (IHRU) o Acordo de Colaboração para a Estratégia Local de Habitação do município no âmbito do Programa 1º Direito, o qual permitirá resolver os problemas habitacionais de 187 famílias cinfanenses, aos quais acrescem mais 165 agregados que serão beneficiários diretos.

Homologado pela secretária de Estado da Habitação, Mariana Gonçalves, e pelo secretário de Estado da Descentralização e da Administração Local, Jorge Botelho, o acordo define um montante global de investimento 12,6 milhões de euros, dos quais perto de 9 milhões serão financiamento do IHRU. Ao montante, acresce o valor de 16 milhões de euros, um investimento previsto para o setor privado, sedo que nos próximos quatro anos a Estratégia Local de Habitação de Cinfães prevê um investimento de aproximadamente 28 milhões de euros.

O objetivo será promover o acesso a uma habitação adequada a pessoas que vivem em condições de maior precaridade e não dispõem de capacidade financeira, sendo que as modalidades de soluções habitacionais passam pelo arrendamento de habitações para subarrendamento; reabilitação de frações ou de prédios habitacionais e construção de prédios ou empreendimentos habitacionais. Desta forma, a estratégia local de habitação de Cinfães prevê a integração de 78 famílias em habitação social, no regime de arrendamento acessível a 97 famílias e na reabilitação de 177 famílias.

A cerimónia em causa contou com a intervenção da secretária de Estado da Habitação que congratulou o município por este ser um dos primeiros a definir a própria estratégia local, sublinhando o empenho e o papel determinantes do presidente da Câmara para esta realidade.

O autarca Armando Mourisco sublinhou que o documento é o culminar de vários meses de trabalho, o qual foi apenas possível devido à colaboração da Rede Social do Município, das Juntas de Freguesia, das IPSS’s, das Paróquias e das famílias Cinfanenses.

Armando Mourisco sublinha ainda que irá apoiar as famílias no que diz respeito ao arrendamento, à requalificação habitacional, bem como à requalificação de dezenas de habitações e constituição de blocos de apartamentos para arrendamento acessível.

- Publicidade -
- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img

Últimos Artigos

- Publicidade -