RegionalCinfãesCinfães já assinou acordo com o IHRU no âmbito do Programa do...

Cinfães já assinou acordo com o IHRU no âmbito do Programa do 1º Direito

Relacionados

Santo Tirso: Motociclista morre após despiste na Serra da Agrela

Um homem de 33 anos morreu, no passado domingo, dia 19 de maio, na serra da Agrela, em Santo Tirso, após ter sofrido um...

Freamunde: viagens escolares levantam suspeitas

Comportamentos de auxiliar aos alunos de Freamunde nas viagens escolares levanta suspeitas Os encarregados de educação de alunos do Centro Escolar de Freamunde estão a...

Paredes: Homem com antecedentes é detido por violência doméstica

O Comando Territorial do Porto, através do Núcleo de Investigação e Apoio a Vítimas Específicas de Penafiel deteve, no passado dia 10 de maio,...

O Presidente da Câmara Municipal de Cinfães, Armando Mourisco, assinou com o Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana (IHRU) o Acordo de Colaboração para a Estratégia Local de Habitação do município no âmbito do Programa 1º Direito, o qual permitirá resolver os problemas habitacionais de 187 famílias cinfanenses, aos quais acrescem mais 165 agregados que serão beneficiários diretos.

Homologado pela secretária de Estado da Habitação, Mariana Gonçalves, e pelo secretário de Estado da Descentralização e da Administração Local, Jorge Botelho, o acordo define um montante global de investimento 12,6 milhões de euros, dos quais perto de 9 milhões serão financiamento do IHRU. Ao montante, acresce o valor de 16 milhões de euros, um investimento previsto para o setor privado, sedo que nos próximos quatro anos a Estratégia Local de Habitação de Cinfães prevê um investimento de aproximadamente 28 milhões de euros.

O objetivo será promover o acesso a uma habitação adequada a pessoas que vivem em condições de maior precaridade e não dispõem de capacidade financeira, sendo que as modalidades de soluções habitacionais passam pelo arrendamento de habitações para subarrendamento; reabilitação de frações ou de prédios habitacionais e construção de prédios ou empreendimentos habitacionais. Desta forma, a estratégia local de habitação de Cinfães prevê a integração de 78 famílias em habitação social, no regime de arrendamento acessível a 97 famílias e na reabilitação de 177 famílias.

A cerimónia em causa contou com a intervenção da secretária de Estado da Habitação que congratulou o município por este ser um dos primeiros a definir a própria estratégia local, sublinhando o empenho e o papel determinantes do presidente da Câmara para esta realidade.

O autarca Armando Mourisco sublinhou que o documento é o culminar de vários meses de trabalho, o qual foi apenas possível devido à colaboração da Rede Social do Município, das Juntas de Freguesia, das IPSS’s, das Paróquias e das famílias Cinfanenses.

Armando Mourisco sublinha ainda que irá apoiar as famílias no que diz respeito ao arrendamento, à requalificação habitacional, bem como à requalificação de dezenas de habitações e constituição de blocos de apartamentos para arrendamento acessível.

- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -spot_img

Últimos Artigos

- Publicidade -