-1.4 C
Munique
6.7 C
Porto
RegionalCinfãesCinfães já assinou acordo com o IHRU no âmbito do Programa do...

Cinfães já assinou acordo com o IHRU no âmbito do Programa do 1º Direito

A Estratégia Local de Habitação de Cinfães prevê um investimento de aproximadamente 28 milhões de euros. O objetivo é promover o acesso a uma habitação adequada a pessoas que vivem em condições de maior precaridade e não dispõem de capacidade financeira

Relacionados

Cinfães conta com nova unidade de saúde em Nespereira

As novas instalações da Unidade de Saúde de Nespereira, em Cinfães, entraram em funcionamento hoje e servirão 1725 utentes. A Administração Regional de Saúde do...

Felgueiras acolhe oficina de inovação para capacitar tecido empresarial

O Município de Felgueiras avança que, face ao contexto pandémico, que acrescentou grandes adversidades ao tecido empresarial e introduziu mudanças na lógica e comportamento...

GNR e Polícia Municipal de Paredes fiscalizam autocarros e transportes escolares

A GNR e a Polícia Municipal de Paredes procederam a uma ação de fiscalização conjunta aos autocarros e transportes escolares, na Escola Secundária e...

O Presidente da Câmara Municipal de Cinfães, Armando Mourisco, assinou com o Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana (IHRU) o Acordo de Colaboração para a Estratégia Local de Habitação do município no âmbito do Programa 1º Direito, o qual permitirá resolver os problemas habitacionais de 187 famílias cinfanenses, aos quais acrescem mais 165 agregados que serão beneficiários diretos.

Homologado pela secretária de Estado da Habitação, Mariana Gonçalves, e pelo secretário de Estado da Descentralização e da Administração Local, Jorge Botelho, o acordo define um montante global de investimento 12,6 milhões de euros, dos quais perto de 9 milhões serão financiamento do IHRU. Ao montante, acresce o valor de 16 milhões de euros, um investimento previsto para o setor privado, sedo que nos próximos quatro anos a Estratégia Local de Habitação de Cinfães prevê um investimento de aproximadamente 28 milhões de euros.

O objetivo será promover o acesso a uma habitação adequada a pessoas que vivem em condições de maior precaridade e não dispõem de capacidade financeira, sendo que as modalidades de soluções habitacionais passam pelo arrendamento de habitações para subarrendamento; reabilitação de frações ou de prédios habitacionais e construção de prédios ou empreendimentos habitacionais. Desta forma, a estratégia local de habitação de Cinfães prevê a integração de 78 famílias em habitação social, no regime de arrendamento acessível a 97 famílias e na reabilitação de 177 famílias.

A cerimónia em causa contou com a intervenção da secretária de Estado da Habitação que congratulou o município por este ser um dos primeiros a definir a própria estratégia local, sublinhando o empenho e o papel determinantes do presidente da Câmara para esta realidade.

O autarca Armando Mourisco sublinhou que o documento é o culminar de vários meses de trabalho, o qual foi apenas possível devido à colaboração da Rede Social do Município, das Juntas de Freguesia, das IPSS’s, das Paróquias e das famílias Cinfanenses.

Armando Mourisco sublinha ainda que irá apoiar as famílias no que diz respeito ao arrendamento, à requalificação habitacional, bem como à requalificação de dezenas de habitações e constituição de blocos de apartamentos para arrendamento acessível.

- Publicidade -

Deixe um comentário

Por favor deixe o seu comentário
Por favor insira o seu nome

- Publicidade -
- Publicidade -spot_img

Últimos Artigos

- Publicidade -
error: Conteúdo protegido