A Câmara de Cinfães anunciou, ontem, a aprovação da Estratégia Local de Habitação do concelho, beneficiando 352 famílias.
O programa prevê um investimento de cerca de 28 milhões de euros nos próximos quatro anos. Em nota, a autarquia de Cinfães sublinha que a nova estratégia “visa resolver os problemas habitacionais de várias famílias”, as quais vivem nos concelhos do norte, na região de Viseu, através das obras de reabilitação, bem como através da cedência de apartamentos sociais e arrendados.
O executivo atual do município avança que o objetivo “é promover o acesso a uma habitação adequada às pessoas que vivem em condições de maior precariedade e que não dispõem de capacidade financeira”.
O Município avança que 177 famílias verão as suas casas reabilitadas ao abrigo da estratégia e, segundo a Câmara Municipal de Cinfães, a nova Estratégia Local de Habitação prevê o alojamento de 78 famílias em habitações sociais e 97 agregados familiares em apartamentos no regime de arrendamento acessível.
Após a aprovação do documento pela Assembleia Municipal de Cinfães, as situações identificadas serão candidatadas ao programa 1º Direito, promovido pelo Instituto da Habitação e Reabilitação Urbana.